quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ants city - Cidade das formigas


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oLAKXrfjoEY

Vídeo acima, descoberto no blog Curiosidades, chamado Cidade das Formigas, demonstra toda a engenhosidade de uma colônia. Algo surpreendente.

Lembrou-me um miniconto de minha autoria, chamado Formigas de Deus, e publicado em meu blog literário REM - Rápido Movimento do Olhar, espaço virtual colaborativo, em parceria com a colega e amiga Elis Zampieri Panisson, educadora de Curitibanos - SC, e editora do blog Sobre Educação.

O blog REM - Rápido Movimento do Olhar é um exercício de produção textual a distância (eu e Elis não nos conhecemos pessoalmente, apenas no ciberespaço) e de alteridade, já que cada conto ou poema de um é ilustrado, através de imagens buscadas na internet, pelo rápido movimento olhar do outro.
REM é sigla inglesa (rapid eyes movement) para denominar justamente aquele estado do sono em que os olhos começam a se movimentar rapidamente, indicando entrar num sono profundo em que o ser humano sonha. o REM literário é um exercício de unir realidade e ficção num espaço colaborativo e virtual a distância, entre educadores que escrevem (ou seriam escritores que são também educadores, como a própria Elis um dia perguntou-me? Risos).

É um projeto experimental que serve também como proposta aos demais educadores de unir arte, cultura e conteúdos e competências pedagógicas com seus alunos, estimulando a produção textual, a análise e interpretação de textos, a pesquisa de imagens, a referenciação das mesmas, etc.

Link abaixo para o referido conto:

Formigas de Deus

Apresentação do vídeo no You Tube:

Um experiencia cientifica fantástica que nos mostra o maravilhoso e enorme trabalho das formigas.

An amazing cientific experiment that shows us the wonderfull and huge work of the ants.

Nenhum comentário:

Postar um comentário