terça-feira, 7 de julho de 2009

"A Escola de Vidro" - Ruth Rocha


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nduZfsvxXTE

O vídeo acima, descobri no You Tube, e trata-se de adaptação de texto de Ruth Rocha, "A Escola de Vidro", interpretado por Fernanda Souza, na despedida da matéria de MICROENSINO, da pós em Docência do Ensino Superior/ Psicopedagogia do UNICESP, em 29 de setembro de 2007.
Um bom texto e uma boa oportunidade para refletir (no vidro?) sobre a escola que temos e a escola ideal. Escolas envidraçadas, vitrificadas em certos conceitos.
O vidro é por sinal uma palavra emblemática. De um lado, alguns professores vitrificados; de outro lado, alunos que crescem sendo alfabetizados diante de outros "vidros" como as telas tremeluzentes da TV e videogame, microcomputador e internet.
Conhecer o mundo do aluno e sobre esse conhecimento estabelecer estratégias além do vidro ou dando sentido a este, à escola e ao ato de educar é o grande desafio para educadores que não queiram uma "escola de vidro" nem estejam vitrificados a conceitos que não refletem a realidade ao redor.
Para isso, é necessário tempo, pesquisa, leituras, troca de experiências, flexibilidade e disposição para ampliar o que está dando certo e mudar o que não surte efeito. Diante do próprio vidro do ciberespaço é possível não apenas descobrir experiências exitosas, adaptadando para sua realidade, como também divulgar as suas aos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário