domingo, 27 de setembro de 2009

Compare os romances de José de Alencar e Manuel de Almeida


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1130197-7823-ENTENDA+AS+DIFERENCAS+ENTRE+OS+ROMANCES+DE+JOSE+DE+ALENCAR+E+MANUEL+ANTONIO+DE+ALMEIDA,00.html

Vídeo acima, indicação via twitter do Instituto Claro (http://twitter.com/institutoclaro), pertencente ao portal do mesmo, e trata de reportagem do portal G1, da Globo.com entrevista com o professor de literatura do curso Poliedro, em São Paulo, Chrystian Rocha Monteiro, para que alunos entendam as diferenças entre os romances de José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.

Apresentação do vídeo no portal G1, da Globo.com:

Entenda as diferenças entre os romances de José de Alencar e Manuel de Almeida
"Iracema" é um romance romântico e idealizado.
“Memórias de um sargento de milícias” é pré-realista.

Apesar de serem livros do período romântico, “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e “Iracema”, de José de Alencar, apresentam diferenças fundamentais entre os protagonistas e o cenário.
O professor de literatura do curso e colégio Poliedro, de São Paulo, Chrystian Rocha Monteiro, explica que em “Iracema” há uma índia heroína e idealizada. “Ela é uma espécie de alegoria da natureza intocada e virgem.”
Já Leonardinho, o protagonista de “Memórias de um sargento de milícias”, é o primeiro malandro da literatura brasileira. “Ele representa o anti-herói, que não tem objetivo de vida e se mete em constantes confusões", afirma o professor.
Em "Iracema", a natureza é descrita de forma formidável, enquanto que, no romance “Memórias de um sargento de milícias”, há caracterização de ruas verdadeiras. "Manuel Antônio de Almeida quis dar um tom realista ao livro. Além disso, o autor aborda o sistema de favorecimento entre os personagens, mais forte do que as próprias leis."

Vejam outros links e vídeos:

Professor do Anglo resume 'Iracema'

Assista ao resumo de 'Memórias de um Sargento de Milícias'

Leia mais notícias de Vestibular e Educação

Veja vídeos de Vestibular e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário