quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Você pode brilhar! Extraordinário comercial e lição de vida


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XVupTsK5YUY

O extraordinário e comovente vídeo acima, referente a comercial de shampoo, descobri pelo Twitter, através de indicação de Bento Dutra (http://twitter.com/bentodutra), editor do blog Caso Verdade.
Um extraordinário comercial (praticamente um curta-metragem) que (num mundo tão consumista!) incrivelmente só mostra a marca do produto ao seu final. Um comercial que é igualmente uma grande lição de persistência, demonstrando como é possível superar limites quando se tem um objetivo de vida.
É um videoclipe de ficção, mas conheço muitos portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs), que incluídos ou não no ensino regular, sabem superar os reveses da vida, e a partir de suas limitações demonstrarem como é possível brilhar...
Duas amigas, uma cega e outra surda, Luize e Cássia, tive o privilégio de tê-las como monitoras no projeto de informática na educação especial, que coordenei de 2005 a 2007. Hoje, ambas seguiram seu caminho. Luize é acadêmica de Pedagogia, e Cássia, já formada em Pedagogia (séries iniciais), cursa atualmente Letras Libras e é professora de Libras na FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na cidade do Rio Grande - RS - Brasil.
São exemplos de vida, dedicação e de que com suas limitações souberam brilhar...
Todos podem brilhar ao seu modo, quando fazem de forma autêntica o que gostam...

Apresentação do vídeo no blog Caso Verdade:

Um comercial produzido na Tailândia:
É a história de uma menina surda-muda que aprende a tocar violino contra todos os reveses, principalmente de uma colega pianista e maldosa.
É um comercial de shampoo, da Pantene com a temática "lição de vida", mostrando o que se pode fazer com o coração.
Nenhuma referência é feita ao produto (shampoo) até o fim do comercial:
"Você pode brilhar".
A música tema é "Canon in D", de Johann Pachelbel.

Um comentário: