terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Due (Dois) de Renato Russo em Equilíbrio Distante


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Qx7KXMn172g

Vídeo acima, Due (Dois), de Renato Russo, indicação, via orkut, de coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, morando em Itamonte - MG - Brasil, e editora do blog Educando o Amanhã.
Trata-se da tradução da canção Due (Dois), cantada por Renato Russo em italiano, e integrante do belo CD Equilíbrio Distante.
Vídeo formatado por Silvana Domingues, que reuniu belas imagens e texto (tradução da canção) da internet. O conjunto da obra ficou muito bonito.
Utilizando-me da metáfora desta canção, num sentido educacional, podemos dizer que a educação não existe sem Dois atores sociais principais: o aluno e o professor. E que essa relação a dois pode ser estável ou instável como um namoro ou um casamento, dependo do "equilíbrio", ainda que distante, que ambas as partes saibam dar a essa união.
Todos sabem que o aluno e o próprio professor passam mais tempo na escola do que com a família. E que não raras vezes a escola é a segunda família de ambos, pelo coleguismo e amizade que se criam e os laços que se formam após esse período de convívio a dois. Assim como uma união desfeita, quando alunos se separam de sua turma, por repetência, evasão, desistência ou até aprovação, seguindo adiante em seus estudos, os que ficam sentem muito a falta do que partiu, ainda que para melhor.
Somos todos seres sociáveis e dependemos muito da identidade criada no ambiente escolar, que refletirá pra sempre em nossas ações futuras e na formação de nossa identidade.
É o que chamo de "A pedagogia do exemplo"...

Desta bela canção, seleciono um verso que é emblemático do amor ao próximo e à profissão de educador:

"Se é Amor, amor verás, de um amor viverás".

Cada professor que não é apenas um burocrata do saber, que não vende tão-somente o seu tempo e o seu espaço, com dia, hora e local marcados - e é de fato um educador 24 horas por dia -, viverá realmente menos do reconhecimento profisisonal e de sua remuneração e mais do reconhecimento social e da gratificação pessoal de ver alguns de seus alunos seguirem adiante, inspirados em sua pedagogia do exemplo...

Recentemente participei de um evento cultural em que estavam reunidos três gerações de educadores: Teodolinda Batezat, que foi professora de Péricles Gonçalves, que foi meu professor... Todos irmanados nesse equilíbrio distante de passar a seus alunos a sua experiência de vida, a sua eterna aprendizagem... Ainda que sejamos unos, nunca somos um só quando estamos diante dos desafios da educação, pois o verdadeiro educador é parte ele mesmo, parte seu alunado... Sem conhecer o Outro jamais poderá estabelecer um diálogo efetivo entre ambos...

Aproveito e destaco outra bela canção (A vida é agora) que Renato Russo nos brindou em Equilíbrio Distante, vídeo abaixo:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=B8ZmYTyvQ5E

Ainda que tenhamos belos planos futuros, não podemos perder a consciência de que o futuro se faz hoje. Que "A vida é agora" e é pra ser vivida a cada instante.

Um comentário:

  1. Oi, Roig (não adiana não consigo te chamar de josé antônio)

    Due fala sobre os encontros e desencontros de duas pessoas nas correrias da vida. No desejo de uma delas de se encontrarem para trocar idéias. Sabemos mais do que ninguém o quanto isso é importante: as trocas de informação, de carinho, de palavras e de idéias, sobretudo no ambiente educacional. Ah, a educação... recheamos nossos espaços educativos com o ideário liberador da pedagogia do bom senso que poucos ousam aplicar. Pois o bom senso implica na aceitação de que somos seres humanos, passíveis de falhas e sentimentos. Ainda bem que ainda temos sangue em nossas veias e um coração que ainda se enternece com a magia das palavras, O encanto das imagens, a lembrança dos momentos e a intensidade da amizade.
    Um beijo dessa amiga e muito obrigada pela oportunidade de mais uma vez contribuir nesse seu espaço
    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir