terça-feira, 30 de março de 2010

Aula multimídia sobre Kdenlive: o editor de vídeo do Linux


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oDm6RHZxTQA

A vídeo aula acima, que descobri no blog Aplicativos Educacionais, demonstra como utilizar do editor de vídeo Kdenlive para Pró Linux, que também possui uma versão similar no sistema Linux Educacional 3.0.
O Kdenlive é similar ao editor de vídeos Movie Maker (Windows), e ambos são ótimos recursos para produção de material didático pelos educadores, para documentar sua prática escolar e também para servir de inspiração e motivação aos demais colegas, através do mundo virtual, se publicado em blogs e portais.
O professor pode utilizar-se de fotos e vídeos, e criar um slide ou até mesmo um vídeo, adicionando música ou sua voz, documentando o seu fazer pedagógico. Pode, inclusive, criar a sua própria videoteca, para consulta local ou pela da comunidade escolar ou virtual, via blog.
A educação e a tecnologia precisam convergir não apenas para os multimeios, mas também proporcionar uma convergência de pessoas e de informações em uma comunidade... Socializar os projetos relevantes, torná-los de conhecimento público, pois projetos didáticos exitosos existem, falta apenas a devida divulgação...

Apresentação do vídeo no blog Aplicativos Educacionais:

"Kdenlive é um software que vem integrado ao kit multimídia do Linux Educacional 3.0, o editor de vídeo e têm como característica principal a edição de vídeos para apresentações. Para quem conhece o Movie Maker do Windows o Kdenlive é uma boa alternativa no linux, o software ainda é um pouco instável mas dá pra fazer algumas coisas legais.
A vídeo aula acima dá uma boa noção do programa e suas funções".

Apresentação do vídeo no You Tube:

Aula de apresentação do editor de vídeo Kdenlive, um dos componentes do sistema ProLinux, baseado no Debian Etch. Mais informações acesse www.fluxsoftwares.com.

http://aplicativoseducacionais.blogspot.com/2009/10/kdenlive-o-editor-de-video-do-linux.html

segunda-feira, 29 de março de 2010

Vídeo Aula sobre Audacity (editor de áudio)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xUwSm6JE964

O vídeo acima, descoberto no blog Aplicativos Educacionais, trata-se de vídeo aula sobre o editor de áudio, chamado Audacity, em sua versão para Linux Educacional 3.0.

Conforme consta no blog Aplicativos Educacionais, que reproduzo literalmente abaixo:

O Audacity é um software livre para edição de áudio, cuja licença do código fonte pertence à GNU General Public License, alem de editar áudio, o Audacity permite gravar, reproduzir, importar e exportar arquivos de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. O Audacity captura e edita áudio com recursos extremamente interessantes.
Somente quando queremos salvar o projeto no formato MP3 o programa solicita um complemento denominado Lame que tambem pode ser baixado.

Quer conhecer como usar o programa? Então clic aqui para conhecer o tutorial passo a passo do uso do programa.

Download do Audacity

Baixar o Lame

Fonte:
http://aplicativoseducacionais.blogspot.com/2009/10/audacity-o-editor-de-audio-do-linux.html

Observação do Educa Tube:

percebo neste e outros recursos tecnológicos, grande spossibilidades de utilização didático-pedagógica. Através da edição de áudio, o professor poderá produzir seu próprio material, usando o micofone do PC, e depois de salvar em mp3, poder disponibilizar aos alunos. Qual aluno hoje em dia não possui tocador mp3 ou celular com essa função? Imaginem só, com a própria função bluetoth, os próprios alunos podem trocam arquivos entre si.
Se quiser dinamizar e prosduzir conteúdo audiovisual, o professor com alguns alunos monitores, poderão produzir material, usando edição de vídeo (Movie Maker) e de áudio (Audacity), entre outros recursos ( como o Podcast ou podcasting ), que poderão estar num blog, que poderá ser restrita sua leitura áquela turma ou escola, ou disponibilizado livremente no mundo virtual, servindo de inspiração a outros educadores e seus alunos.
Enfim, diversas possibilidades de tornar o maquinário um grande aliado do usuário.
Noutra oportunidade voltarei ao assunto...

Observação: Posteriormente a esta postagem, recebi sugestão de outra vídeo aula sobre o Audacity (abaixo), via twitter, pela prof. Fátima Campilho, editorA dos blogs educacionais Blogstórias Essenciais e Blogstórias Digitais, entre outros...
O vídeo é produzido pelo prof. Carlos A. Mendes de Lima, do Programa Nas Ondas do Rádio.

TUTORIAL SOBRE O AUDACITY


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q&feature=player_embedded

domingo, 28 de março de 2010

Vídeo Aula Hagáquê


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80

Conforme apresentação do vídeo acima, na Comunidade Linux Educacional, do pro. Rafael Nink:

"O Hagáquê é um software que permite ao usuário criar história em quadrinhos, este foi desenvolvido para Windows porém é possível instalar no linux educacional ( Manual de instalação do Hagáquê no LE3.0 )"

A vídeo aula acima mostra como utilizá-lo e foi elaborado pelo professor Marcos Adriel.

http://linuxeducacional.com/news/soft-edu/video-aula-hagaque/

Utilizei o Hagáquê, em 2007, em projeto de aprendizagem com a parceria da profª. Simone Zogbi, regente da 4ª série do ensino fundamental da EEEF Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande - RS - Brasil, onde funciona o NTE Rio Grande/18ªCRE, em que atuo como multiplicador de informática educativa, conforme link abaixo:

Projeto Hagáquê - Aprendendo com os Quadrinhos

quinta-feira, 25 de março de 2010

História do Linux


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Ok

O vídeo acima, conheci na Oficina Linux Educacional 3.0 dirigida a técnicos de suporte dos Núcleos de Tecnologia Educacional Municipais e Estaduais do Rio Grande do Sul.
Foi indicação do prof. Hilário Petroli, de Chapecó - SC - Brasil, atuando como multiplicador, junto ao pessoal do Proinfo/MEC.
O referido vídeo trata da história do sistema operacional Linux, criado por Linus Torvalds.

Abaixo, entrevista feita na Austrália (legendas em espanhol) com Linus Torvalds:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zY3pavJlA8g

Assim como para entender um pouco do mundo em que vivemos é preciso assistir o anteriormente destacado Piratas do Vale do Silício, cabe ao educador também se informar sobre a criação do software livre e o pensamento de seu criador.
Como educador, especialista em tecnologia educacional, como multiplicador em informática educativa, por questões profissionais, trabalho com os dois sistemas operacionais, tanto com software livre e software proprietário.
Cada um tem suas potencialidades, digamos que sejam primos-irmãos, com concepções de mundo diversas. Cada um tem seus pontos prós e contras,
dependendo da situação e/ou do usuário.
Ambos são duas ferramentas que, na minha opinião, podem ser usadas para um mesmo fim: a da qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
Mas é inegável a contribuição do Linux para a formação de uma cultura de trabalho colaborativo em rede, que favorece e muito as trocas de ideias, de informações, e conteúdos de forma gratuita, livre e cooperativa.
Inspirado no Linux, e em especial ao Linux Educacional (sistema desenvolvido pelo MEC e dirigido à educação), outros sistemas operacionais passaram também a desenvolver projetos e programas educacionais, o que por si só agrega mais valor a iniciativa de Linus Torvalds.

terça-feira, 23 de março de 2010

Linux educacional 3.0: explorando a área de trabalho


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yy4Bugjn4ec

A vídeo aula acima, descobri durante Oficina de Linux Educacional 3.0, ao acessar o portal da Comunidade Linux Educacional: o pinguim vai a escola, produzido pelo Prof. Rafael Nink de Carvalho.
Para aqueles que ainda não conhecem essa distribuição criada pelo Ministério da Educação do Brasil, e disponibilizada junto com os laboratórios de informática educativa, distribuídos às escolas brasileiras.
Vídeo disponível em www.linuxeducacional.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Amor reciclado


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=31zYFCiKxGA

O vídeo acima, descobri no You Tube, e trata-se de uma animação Recycled Love (Amor reciclado), com direção de Ramiro Ruiz (México 2009), feita em stop motion com material reciclado.
Trabalhar com arte na educação é um dos grandes desafios do educador do futuro. Não apenas no sentido de reproduzir vídeos como esse e outros trabalhos de terceiros, mas, com o uso de um celular, de uma câmera digital fazer a própria produção artística ou o registro de seu fazer pedagógico para posterior edição de vídeo e fotos, publicação no You Tube e depois postagem no blog escolar ou do professor.
Seja de oficina de reciclagem, seja de prática escolar, dentro e fora do ambiente escolar, muita coisa boa é produzida diariamente, mas fica restrita ao ambiente escolar, precisando de maior divulgação para a comunidade.
Se, colocada na web, com a devida autorização dos pais e/ou responsáveis pelos alunos menores de idade, valoriza um projeto, e proporciona que outros educadores se inspirem nessas atividades, ampliando a rede social de cada um.
Essa animação, em alguns momentos, lembrou-me versos de Cazuza: "Exagerado.../ Adoro um amor inventado...", por conta da própria história em questão. Assistam e vejam por si mesmos...

domingo, 21 de março de 2010

Piratas do Vale do Silício - o Filme


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Zj3f7vfwBoY

Apresentação do video acima, no You Tube:

Trecho histórico do filme Piratas do Vale do Silício. Bill Gates vende para a IBM, uma gigante da época, o sistema DOS, mesmo este ainda não existindo.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0Rvn71r_Oic


Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Trecho do filme mostra como Steve Jobs descobriu o mouse, a interface gráfica moderna e os ícones em visita ao centro de pesquisas Xerox. Jobs fez os engenheiros da Apple melhorarem o conceito, e eles acabaram projetando um modelo batizado Lisa, contribuindo mais tarde no desenvolvimento e no lançamento do Macintosh.

Observação do Educa Tube:

Os dois fragmentos acima, são do filme Pirates of Silicon Valley (Piratas do Vale do Silício, 1999), produzido para a TV, e que considero um filme essencial, não somente para os educadores que utilizam-se das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC's) em seu fazer pedagógico; mas também para professores e alunos, pais e filhos entenderam um pouco do mundo em que vivemos, e a origem dessa revolução que tem como protagonista a própria informática. É um filme que sempre indico aos meus cursistas. E que assisti pela primeira vez em 2002, por indicação de meus tutores, quando fiz curso na área técnica da informática, para trabalhar em Núcleo de Tecnologia Educacional.

Indico também o artigo Piratas da Informática: Nos primódios da era da informação (link abaixo), do prof. João Luís de Almeida Machado, do portal Planeta Educação, que é Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Piratas da Informática: Nos primórdios da informação

Abaixo, o filme Piratas do Vale do Silício, que encontrei na íntegra, no You Tube:

sábado, 20 de março de 2010

O mundo dentro da máquina de lavar


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WsEJmAwaCBk

O vídeo acima, trata-se de criativo comercial de uma máquina de lavar, que mexe com nosso imaginário. Um curioso oceano existe dentro da máquina, a partir das roupas que lá dentro "vivem".
Estimular a criatividade do aluno, através de vídeos, músicas e outras mídias, dentro de uma proposta educacional, centrada nessa poética do olhar, é um do meios de estabelecer um diálogo...
O referido vídeo foi indicado, de forma indireta, pelo prof. Marcelo Silveira, da disciplina de Linguística Textual e Formal, do curso de Letras, da Unopar - Universidade do Norte do Paraná - PR - Brasil.

Indico, no link abaixo, entrevista com Sílvio Alvarez, artista plástico paulista, que com suas colagens, mescla arte com consciência ambiental:

Montando o retrato do mundo

Visitem o blog de Sílvio, no link abaixo:

Sílvio Alvarez - Blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

Educar com os olhos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dRneGGnRTEY

O vídeo acima, Educar com os olhos, é indicação da coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, residindo em Itamonte - Minas Gerais - Brasil, e editora dos blogs Educando o Amanhã e Ne Quid Nimis.
O pensamento do educador e escritor Rubem Alves é de quem de fato educa com os olhos, de quem tem uma acurada percepção de seu entorno.
Educar o olhar dos alunos é um dos maiores desafios de qualquer educador... Fazê-los ver além dos números e letras a verdadeira "gramática" do números e a "matemática" das palavras, que existe no mundo.
Afinal, como diz o próprio Rubem Alves:

"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos".

sábado, 13 de março de 2010

Paisagem e memória


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=VLGpaDcFeCg

O vídeo acima, Paisagem e memória, é fragmento do documentário AO SUL DA PAISAGEM, feito pelo diretor Paschoal Samora, da Grifa Cinematográfica (www.grifa.com.br), de São Paulo - SP, Brasil, em maio de 1999, com o apoio da Lei do Audiovisual, do Ministério da Cultura.
O referido documentário vem sendo veiculado frequentemente pela TV Escola.
O entrevistado é o artista plástico autodidata José Américo Roig, natural e residente em São José do Norte - RS - Brasil, que conta aspectos de sua vida e obra, sempre inspirada por sua pequena cidade no extremo sul do RS e do Brasil, como o sonho de voar e o par de "asas voadoras" que fez, bem antes de o personagem de Saramandaia, de Dias Gomes, ter feito algo similar...
José Américo Roig, que atende pelo apelido e nome artístico de Zeméco é figura folclórica em sua cidade natal, e responsável pela consevação a memória histórica dos casarios do município, graças a sua memória visual, que deixou gravado em suas telas esse rico patrimônio, que em grande parte já não existe mais...
Um detalhe: Zeméco pintou grande parte de sua obra cego do olho esquerdo, devido a descolamento da retina, e atualmente só enxerga vultos...
Em 1999, ele pintou um de seus quadros no Molhe Leste da Barra de São José do Norte, onde moram alguns leões marinhos. O pintor já foi motivo de pesquisa por professores e alunos do município, e matéria de jornal e TV da região.
O outro detalhe: Zeméco é meu pai, e para divulgar sua vida e obra, criei o blog Olhar Virtual, onde encontra-se parte de seu acervo digitalizado, conforme link abaixo:

Olhar Virtual - Blog de José Américo Roig - o Zeméco

Ao sul da paisagem é um belíssimo documentário (veiculado pela TV Escola) que destaca pessoas e locais nos três estados do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), dividido em 4 partes: A Paisagem e o Sagrado; Paisagem e Memória; Caminhos da Paisagem e Paisagens Invisíveis.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Entrevista sobre Mídia-Educação com o prof. Rivoltella


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RdYr-sA02K8


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dLNDHPuIYHo

O vídeo acima, descobri no You Tube, referente a entrevista realizada por Diego Mendes, em nome do Labomídia - Laboratório de Mídia do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, com Prof.Dr. Pier Cesare Rivoltella - prof. de tecnologia da instrução e da aprendizagem da Faculdade de Ciências da Formação na Universidade Católica de Milão / UNICATT - falando de Mídia e Educação (Física) e o conceito de Mídia-Educação.
Conheci, anos atrás, o trabalho e as ideias do prof. Rivoltella, através de uma reportagem sobre o mesmo, na Revista Nova Escola.
O conceito de que no futuro o professor deve ser um mídia-educador vem de encontro ao que penso; e digo mais: além de mídia educador, também um arte-educador, mesclando os multimeios e as manifestações culturais, como dança, música, teatro, jogos, etc.
Rivoltella, um educador italiano, mas conhecedor da realidade brasileira, fala de dar autonomia ao aluno, fazendo deste um autor responsável e não apenas um leitor crítico. Concordo plenamente, e digo o mesmo quanto ao educador, que deve ser um produtor de conteúdo próprio e não apenas um reprodutor de conteúdo alheio.
Já publiquei anteriormente, no meu outro blog educacional Letra Viva do Roig, duas postagens sobre o prof. Pier Cesare Rivoltella, conforme links abaixo:

Falta cultura digital na sala de aula

A iconosfera e a tecnologia educacional

quarta-feira, 10 de março de 2010

Um filme sem sexo


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mfpHh85uXaQ

O vídeo acima, é indicação via twitter da coleg'amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos - SC - Brasil, e editora do blogs Sobre Educação e Et Cetera.

Um ótimo vídeo para refletir sobre as imagens que fazem parte de nosso cotidiano, principalmente dos jovens, de videoclipes a filmes, de telenovelas a propagandas comerciais, etc.

Filme da Lápis Raro para o Dia Internacional da Mulher, de 2008.
www.lapisraro.com.br/blog

terça-feira, 9 de março de 2010

For The Birds


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yJzQiemCIuY

A animação acima, "For the birds", feita pela Pixar - a mesma responsável por filmes como Toy Story -, é indicação do prof. Marcelo Silveira, da disciplina Linguística Textual e Formal, do curso de Letras, da UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná, de Londrina - PR - Brasil.
Pequeno vídeo para refletirmos sobre a diversidade. Muitas vezes nossas ações voltam-se contra nós mesmos...

sábado, 6 de março de 2010

Cartas da Mãe



Fonte: Porta Curtas Petrobras
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=1554&Exib=1

O documentário acima, é indicação do blog Educa Tube, antecipando o Dia Internacional da Mulher, que ocorre dia 08/03.
Todos nós temos uma mulher em comum que amamos por ter nos dado a possibilidade de viver: a mãe. É inegável o valor da mãe na sociedade. A palavra mãe remete a um sentimento universal: a "célula-mãe" da sociedade é a família; Pátria-Mãe é o local onde nascemos; Nave-Mãe é o mundo onde vivemos...
Uma mãe, em especial, e as cartas de seu ilustre filho (o cartunista Henfil) é a base para esse documentário (que narra 30 anos da história do Brasil, sob a ótica de um filho que ama muito a sua mãe), chamado justamente de Cartas da Mãe.
Dedico este documentário a todas as mulheres do mundo, que exercitam seu poder e sua vocação maternal (que são educadoras, ainda que nem sejam professoras), mesmo que ainda não tenham filhos biológicos.
Ainda que eu não tenha sido criado pela minha mãe (professora aposentada) e sim por avós paternos e depois uma tia, devo muito a minha mãe, por ter plantado em mim o gosto pelas artes e a literatura em especial. Muito do que sou e do que me tornei, devo a ela. Um sentimento que desafia o tempo e o espaço... Grato, dona Hildette.

Dados do vídeo, extraído do Portas Curtas Petrobras, do qual o Educa Tube é parceiro exibidor:

Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | SP

Cartas da mãe é uma crônica sobre o Brasil dos últimos 30 anos contada através das cartas que o cartunista Henfil (1944/1988) escreveu para sua mãe.

Premiado documentário sobre o genial cartunista Henfil através da leitura de cartas e depoimentos de Lula, Angeli, Veríssimo e outras personalidades.

Uso pedagógico:

Aplicabilidades

Disciplinas/Temas transversais: Artes, Cidadania, Ética, História, Língua Portuguesa, Literatura, Sociologia
Faixa Etária: Todas as idades
Nivel de Ensino: Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Formação de Educadores

Pareceres Pedagógicos: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

Uma reflexao sobre o Brasil dos últimos 30 anos
Número de visualizações: 149
Disciplinas: História, Sociologia, Língua Portuguesa, Artes
Nível de Ensino: Ensino Médio
Autor: Maria Elizabeth B. Almeida

Cartas literárias e seus contextos

Disciplinas: História, Literatura, Ética, Sociologia, Língua Portuguesa, Artes, Cidadania
Nível de Ensino: Ensino Médio, Ensino Fundamental II, Formação de Educadores
Autor: Conceição Oliveira

Ficha Técnica

Co-produção Gabriela Hahn Roteiro Fernando Kinas, Marina Willer Edição Fernando Kinas, Marina Willer, Luis Mattos Som Direto Chico Borôro, Renato Callaça Direção de Arte Marina Willer Animação Laurent Cardon Trilha original André Abujamra Edição de som Armando Torres Júnior, Alexandre Sobral Narração Antonio Abujamra Direção de produção Paula Madureira Produção Executiva Carla Schertel Direção de Fotografia Heloísa Passos Categoria Retratos Depoimentos Luis Fernando Veríssimo, Angeli, Frei Betto, Gilse Cosenza, Iza Guerra, Laerte, Luiz Inácio Lula da Silva, Zuenir Ventura, Ivan Cosenza de Souza Realização Fernando Kinas, Marina Willer, Trattoria Di Frame Produtora Associada Maquina Produções

Prêmios

Prêmio aquisição Canal Brasil no Festival de Brasília 2003
Melhor Curta - Júri Popular no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2003
Prêmio Especial do Júri no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira 2003

Festivais

Festival do Rio BR 2003
Goiânia Mostra Curtas 2003
Brasil Documenta 2003
Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte 2003
International Short Film Festival Évora 2003
Mostra BR de Cinema de São Paulo 2003

quinta-feira, 4 de março de 2010

Il bello della differenza


Fomnte: http://www.youtube.com/watch?v=P0_0wx2HOGE

O vídeo acima, Il bello della differenza (que dispensa tradução), é animação de Bruno Bozzetto sobre ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), para campanha social e cultural , e mostra como a diversidade supera muitas vezes a adversidade.
Uma indicação, via twitter, da coleg'amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos - SC - Brasil, e editora dos blogs Sobre Educação e Et Cetera.
No referido vídeo, é destacada uma frase muito emblemática: "É a diferença que faz avançar o mundo".
Um pequeno vídeo para uma grande reflexão social.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Interactic 2.0 - Escola com TIC social


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ISAhCXvb9fw

Vídeo acima, indicação via Facebook da profª. Teresa Pombo, de Almada, Setúbal, Portugal, a respeito da comunidade educacional Interactic 2.0 - Escola com TIC social (rede portuguesa de reflexão e partilha sobre a integração das novas tecnologias na educação), que possui mais de 1.000 participantes.
Cada vez mais a convergência tecnológica força a convergência humana; dos fazeres múltiplos em favor dos múltiplos saberes. Penso que educação e tecnologia precisam ter sempre esse caráter social... De socializar o conhecimento, do particular ao universal e vice-versa.
Conheçam o Sítio da Prof. Teresa, um espaço virtual para tratar de educação e tecnologia.

Apresentação do vídeo acima pela prof. Teresa Pombo, no Facebook:

Vídeo realizado pelo António Teixeira sobre uma comunidade educativa virtual com forte impacto nas aprendizagens e na actualização constante de conhecimentos sobre as TiC e a sua integração no currículo. Para muitos de nós, que nos associámos livre e espontaneamente a esta rede de educadores, professores e investigadores em Educação, sentimos que este espaço de partilha, cooperação e colaboração, tem servido como fonte de inspiração para a prática docente... Bem hajam!
Este vídeo está publicado no Youtube em: http://www.youtube.com/watch?v=ISAhCXvb9fw

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Rede Interactic 2.0.
Uma rede portuguesa de reflexão e partilha sobre a integração das novas tecnologias na educação.
http://interactic.ning.com

// created at http://animoto.com

terça-feira, 2 de março de 2010

Guerreiros da internet


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fmiC5lyc_X4

A animação acima, foi indicação feita por Flávio Tramontini, instrutor a serviço da Cisco Networking Academy, durante formação de outros instrutores (multiplicadores de NTEs) para atuarem no Programa Jovem Digital.
O Programa Jovem Digital é uma iniciativa que visa a formar estudantes do Ensino Médio em tecnologias Microsoft, Intel e Cisco. A referida formação, realizada em Porto Alegre - RS - Brasil, destina-se a multiplicadores de informática educativa de Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado do Rio Grande do Sul.

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

O filme ilustra por meio de animação 3D como a comunicação é feita entre dois comutadores na Internet. Hoje em dia é recomendado para todos em especial os profissionais da área de informática e tecnologia.

Este vídeo foi desenvolvido pela Metalab com o apoio da empresa Ericsson, o mesmo pode ser encontrado no site http://www.warriorsofthe.net/ o qual é recomendável para uma visita, é o mínimo que podemos fazer para apoiar o projeto.
Warriors of the net is © Copyright 2002 Gunilla Elam, Tomas Stephanson, Niklas Hanberger All rights reserved.