quinta-feira, 7 de maio de 2009

Projeto HagáQuê - Aprendendo com os Quadrinhos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Gg84LjHy9_c

Vídeo acima (de minha autoria) com imagens capturadas por câmera digital (sem edição) do Projeto HagáQuê - Aprendendo com os Quadrinhos, parceria do NTE Rio Grande/18ª CRE com a EEEF Barão de Cêrro Largo. Vídeo publicado no You Tube em 09/12/2007.
Eu, José Roig, e a profª Simone Zogbi interagimos em conjunto e com a turma de 4ª sérei do ensino fundamental durante esse projeto de aprendizagem que envolveu diversos recursos tecnológicos (a meu cargo) e pedagógicos (a cargo de Simone). Parte do projeto foi feita no laboratório de informática do NTE, que funciona no pavilhão dos fundos EEEF Barão de Cêrro Largo, adaptado para receber o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, que pertencente a 18ª Coordenadoria Regional da Educação, e que tem como atribuição principal a capacitação de professores e servidores públicos estaduais, da área da educação, com a informática educativa, abrangendo os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí.
A outra parte do projeto foi complementada em sala de aula, pela profª Simone, com o uso de revistas (gibis) de histórias em quadrinhos, para que os alunos se familizarizassem com a seqüência de uma HQ, entre outros conteúdos e competências que tiveram na tecnologia educacional sua aliada, com o uso de microcomputadores, internet, datashow, o software Hagáquê, paint brush, câmera digital; mas principalmente o uso da aprendizagem significativa e da flexibilidade cognitiva, dois pilares do construtivismo.
Na parte final do mesmo, após a turma e professora terem realizado passeio a uma charqueada, próximo a Pelotas - RS - Brasil, as fotos desta atividade extra-curricular foram usadas para a criação de novas HQs em que os próprios alunos tornaram-se personagens de suas contruções, unindo o útil ao agradável, a tecnologia com a educação.

O software HagáQuê, desenvolvido pelo NIED/Unicamp-SP, pode ser baixado gratuitamente pelos endereços abaixo, bastando preencher breve cadastro:

HagáQuê

Download HagáQuê

Nenhum comentário:

Postar um comentário