sábado, 27 de agosto de 2011

É mais fácil mimeografar o passado do que imprimir o futuro (tecnologia e educação)


http://youtu.be/w34OCRdU4Ys

Esta bela canção, Minha Casa, de Zeca Baleiro se presta a diversas interpretações e reflexões. Eu a divulguei no Facebook apenas com sentido artístico, mas eis que a coleg'amiga Lilian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto - RS e editora do blog Conhecendo Santo Augusto sugeriu a uma colega sua a utilização nas aulas de artes em parceria com as de Informática. Ótima sugestão que repasso aos visitantes do Educa Tube.
A animação acima possui desenhos de Ana Loo e produção de Jennifer Torres.

Destaco da belíssima canção o verso "é mais fácil mimeografar o passado do que imprimir o futuro", que serve para tratar da questão das TIC na educação. Refiro não somente a informática, mas a metodologia diante da tecnologia, que continua apenas mudando os meios, nem sempre alterando as finalidades. Usar datashow para substituir a metodologia do retroprojetor, e substituir apenas as transparências pelos slides, vem de encontro ao verso em questão. E que vem ao encontro do conhecidíssimo vídeo abaixo, Metodologia ou Tecnologia? bem ilustra:



http://youtu.be/xLRt0mvvpBk

Como sempre ressalto nas formações, citando Darwin: "Sobreviverá, não o mais forte nem o mais inteligentes, e sim o mais adaptável às mudanças" (tecnológicas também). O que fica é o papel social do educador na vida do alunado. E o maquinário? Breve será lixo eletrônico o que era inovador, vide DVD, k-7 etc. Até mesmo o badalado tablet, um dia será peça de museu. O que deve ser inovadora é a prática educacional, em que as ferramentas computacionais, as mídias e demais recursos são meios acessórios de atingir o objetivo final: uma educação de qualidade.
Para corroborar com isso, vejam abaixo este criativo comercial do teste feito com crianças, mostrando equipamentos que já foram modernos.

As crianças e a evolução tecnológica

http://youtu.be/WesTiQYxAW4

Nenhum comentário:

Postar um comentário