terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quem controla o passado agora controla o futuro


http://youtu.be/_yr-B4oyRtshttp://www.blogger.com/img/blank.gif

O título desta postagem é inspirado no verso da provocadora canção e do criativo videoclipe acima Testify (Testemunhar) da banda Rage Against The Machine (Raiva contra a máquina, tradução livre minha do nome da banda), que descobri por acaso, vendo um canal de música na TV e achei um ótimo material para provocar outras reflexões.
Testify inicia como aqueles filmes antigos de ficção científica, anunciando a invasão da Terra por alienígenas, para a seguir, num efeito que lembra o videoclipe Black or White, de Michael Jackson, fundir, primeiro a imagem de duas personalidades da política norte-americana (Al Gore e George Bush), depois suas palavras e discursos, criando uma nova personalidade: Al Bush? ou George Gore? Uma crítica contundente que requer uma maior discussão, principalmente pelos professores de História com seus alunos, diante da própria complexidade do sistema político em questão.
Brincadeiras à parte, hoje, com toda a tecnologia e softwares específicos de edição de vídeo é possível selecionar fragmentos de palavras e, de repente, fazer com que Piaget e Pinochet se assemelhassem. Tempos atrás, num evento, uma palestrante brincou com o público, dizendo que primeiro seguia a filosofia do Piaget e se não funcionasse, dava uma de Pinochet.
Entrentanto, voltando ao videoclipe acima, sabemos que discursos podem se assemelhar, por conta de palavras chaves semelhantes, porém, o que diferencia uma pessoa de outra, mais do que as suas palavras ao vento, são as ações efetivas.
Transpondo esta reflexão do ambiente político para o escolar, podemos dizer que existem belos projetos e discursos que não se sustentam no ar nem no cotidiano, existem práticas que também não se sustentam sem um forte referencial teórico.
Entre teorias e experimentações, o ideal é que os discursos e as práticas sempre complementem um ao outro, sem que seja preciso qualquer tipo de "efeito especial".
Quanto as semelhanças entre Al Gore e George Bush, eu particularmente vejo sensíveis diferenças. Gore é um político comprometido com as mudanças climáticas, produziu um vídeo impactante chamado Uma Verdade Inconveniente (documentário abaixo) e sua eleição à presidência dos Estados Unidos (quando perdeu para Bush filho), até hoje é um dos momentos mais delicados daquele país, por conta da recontagem de votos e de que a decisão tenha sido igualmente polêmica, sem a devida recontagem... Já, George Bush, com sua máquina de destruição em massa (vide Afeganistão, Iraque etc) em sua busca infrutífera por outras máquinas de destruição em massa, dispensa maiores apresentações...
Se as palavras e algumas imagens podem nos assemelhar uns com os outros, num tempo de discursos politicamente corretos, são de fato as ações concretas que diferenciam os progressistas dos conservadores.

Abaixo, link para o vídeo Black or White, que foi o precursor desse feito de fundir imagens de pessoas, procurando semelhanças entre pessoas de diversas feições...

BLACK OR WHITE - MICHAEL JACKSON

http://youtu.be/MJxOHD3Bsrw

UMA VERDADE INCONVENIENTE - DOCUMENTÁRIO

Uma Verdade Inconveniente Al Gore from PortalGarcia on Vimeo.


http://vimeo.com/13112238

Nenhum comentário:

Postar um comentário