sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A magia e o poder do olhar


http://youtu.be/zbF9Vd7VDfY

O vídeo acima, que trata das diferentes concepções e formas de olhar, foi produzido e disponibilizado via You Tube pela colega Nilva Michelon, multiplicadora em informátioca educativa do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Vacaria - RS - Brasil.
Mais do que ver, precisamos de fato saber olhar o nosso entorno, observar as peculiaridades de quem nos rodeia e com isso estabelecer um contato imediato de primeiro, segundo e terceiro graus (em se tratando do Planeta Educação, nos níveis fundamental, médio e superior) com quem inicialmente parece-nos um alienígena ao nosso mundo constituído de aparências e impressões, às vezes superficiais. Nós, educadores, também podemos, sob a ótica do alunado, sermos o estrangeiro em um país particular, onde cada jovem participa de sua tribo, seu dialeto, seus usos e costumes e não saibamos estabelecer esse diálogo.
Para se dialogar é preciso primeiramente estabelecer um contato visual, saber observar, ver e enxergar o outro, tudo isso faz parte da "poética do olhar" e de estabelecer um grande exercício de alteridade.
Afinal, "Raramente você tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão." Robert Wong (presidente da Korn Ferry).

Nenhum comentário:

Postar um comentário