quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Morte e Vida Severina em Desenho Animado


A fantástica animação acima, adaptação da obra literária de João Cabral de Melo Neto "Morte e Vida Severina" em formato de desenho animado, descobri ao receber para o acervo audiovisual do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, o kit com novos 30 DVDs da TV Escola/MEC e pode ser também assistido em seus 56 minutos diretamente na internet, através da Videoteca/TV Escola/MEC, basta fazer um breve cadastro no portal.
O referido kit de DVDs é distribuído pelo Ministério da Educação do Brasil, gratuitamente às escolas da rede pública e é um ótimo material de apoio aos professores. Compõem o kit: Grandes Educadores (volumes 1 a 5); Pequenas Histórias (vol.6); Morte e Vida Severina em Desenho Animado (vol.7); Matemática em toda parte (vols. 8-9); Sua Escola, Nossa Escola (vlos.10-11); Geração Saúde 2 (vlos. 12-13); Silêncios das Inocentes (vol.14); Entre a Luz e a Sombra (vol.15); Coleção Portal do Professor e Parcerios (vol.16); Caminhos da Escola, vols. 17 a 24); Bits e Bytes / Informática e Educação (vol.25); Salto para o futuro (vols. 26 a 30).

Abaixo, link (atalho) para assistir o referido vídeo:

MORTE E VIDA SEVERINA EM DESENHO ANIMADO
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=5944

SINOPSE DO VÍDEO:

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

Faixas de ensino: Fundamental e Médio.

Abaixo, link para o Making of (produção da animação), com duração de 14 minutos:

MORTE E VIDA SEVERINA - MAKING OF

SINOPSE:

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto. A animação narra a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida mais favorável no litoral pernambucano.
O Making of do filme conta detalhes dos bastidores da produção, dublagem e animação em 3D. Com depoimentos da equipe de animação, do cartunista pernambucano Miguel Falcão, que adaptou a obra para os quadrinhos, e de Gero Camilo, ator que interpreta Severino.

Um comentário: