quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Por quatro cantinhos de nada


http://youtu.be/OVf1GhKDtW8

A montagem audiovisual acima, do livro Por cuatro esquinitas de nada (Por quatro cantinhos de nada), de Jerome Ruillier, foi indicação, via Twitter, do coleg'amigo Robson Garcia Freire, editor do blog Caldeirão de ideias, do NTE de Itaperuna - RJ - Brasil.
Trata-se de uma animação com uma mensagem universal e inclusiva. Ao invés de a maioria cortar os quatro cantinhos do quadrado, para que ele possa adentrar no ambiente dos demais, resolveram adaptar o espaço, fazendo uma porta quadrada, ao invés da redonda de antes.
Para bom entendedor basta, tanto a simbologia como a metáfora social.
Um ótimo material para reflexão sobre nosso papel inclusivo, aceitando o diferente e, ao invés de tentar mudá-lo a nossa imagem e semelhança, aceitando-o como é, com suas necessidades e limitações, tentando adaptar o tempo e o espaço em prol da interação de todos.
Também trata da questão da acessibilidade aos espaços físicos.

A frase final é emblemática:

"Nunca se conhece realmente a uma pessoa, até que alguém calça seus sapatos e caminha com eles".

Para refletir sobre a questão das diferenças sociais.

De acordo com a professora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital, via Facebook, foi indicação socializada pela educadora argentina Machi Alonso, durante o VI Encuentro Internacional EducaRed, que tem educadores de 29 países participando do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário