quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Professores se aposentam, educadores jamais



Imagem acima, fotografia da formatura da 1ª turma do Curso de Educação Digital para professoras aposentadas, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, que coordeno, atividade em parceria com o 6º Núcleo do CPERS/Sindicato de Rio Grande - RS - Brasil.
O curso consistiu na necessidade de noções básicas de informática dirigida às professoras aposentadas que adquiriam o notebook do Programa Professor Digital, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, bem como as que possuem microcomputador ou pretendem adquirir.
Foram 10 (dez) encontros de 2 horas cada (de 16/05 a 15/08/2011), uma vez por semana, no laboratório do NTE Rio Grande, junto à EEEF Barão de Cêrro Largo, no total de 30 horas preesenciais, em que as 14 cursistas concluintes tiveram noções básicas de ambiente windows, sistema operacional, teclado e mouse, editor de texto, apresentação de slides, internet e correio eletrônico etc, recursos que promoveram a inclusão digital e social.
O título desta postagem é um comentário da professora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital, que certa vez fez, quando indiquei, via Twitter Dez filmes imperdíveis para o professor assistir antes da aposentadoria.
De fato, educador não se aposenta jamais... E as "gurias" acima (como gostam de ser chamadas) são a prova disso. Mesmo aposentadas, continuam querendo aprender a aprender. Foi um projeto piloto e em setembro inicio a segunda turma no mesmo formato. Foi uma turma que me motivou muito, um novo desafio que teve significação para todos os envolvidos. Dentre as cursistas tinha uma ex-professora minha e algumas colegas de escola, de sindicato, de atividades artísticas e culturais.
A tecnologia educacional tem me proporcionado ter entre meus alunos, ex-professores. Educadores que me ensinaram a ler e ver o mundo, hoje são meus cursistas e os ensino a ler e ver o mundo digital. Educar é justamente estabelecer esse diálogo entre educadores e educandos, proporcionar que ora sejamos o professor, ora o aluno. E desse trânsito entre os dois pólos, estabelecer estratégias de atuação, tanto no mundo real como no virtual.

Observação: As "meninas superpoderosas" acima, no encerramento do curso, além do coquetel, fizeram uma surpresa, colocando um chapéu estilizado de formandas para registrar o momento que guardarei na lembrança. Sucesso a todas neste ingresso no mundo digital.

4 comentários:

  1. Muito interessante seu post José. Realmente, Uma vez educador sempre educadores! =) Aproveito a oportunidade para perguntar se já conheces o vídeo "O perigo de uma única história" Publiquei-o lá em meu blog... Se não conhece tenho certeza que irá gostar. Aqui o link http://trasnformandovidas.blogspot.com/2011/08/o-perigo-de-uma-unica-historia.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa, conheço sim, esse vídeo incrível, que ja publiquei ano passado aqui no blog. òtimo material pra reflexão. Brigadão, amiga. Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. oi Roig,
    Não posso discordar do título.É uma grande verdade.Mas gostaria de dividir ctg um pouco uma ideia que tenho.Que era tentar levar para a zona rural ,onde trabalho,um curso de inclusão digital.Pq vejo muitos casos de depressão e outros problemas decorrentes da falta de alternativas em geral.E acredito que, através do mundo digital, estes sujeitos poderiam experimentar novidades em suas vidas.Até mesmo referentes a educação,talvez EAD ? Sei lá...Ainda estou pensando sobre este assunto como uma forma de prevenção em Saúde Mental.Quem sabe utilizando de alguns vídeos para estimular este povo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Michele, só vi hoje teu comentário. Interessante esse projeto, podemos trocar ideias sim. Videos, audios previamente baixados da internet e levados aos habitantes da zona rural seriam um projeto muito interessante. Mantenhamos contato, um abraço,

    ResponderExcluir