quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Vento da Mudança: educação e música (entre o mestre e o maestro)


http://youtu.be/BC01WZp5Zvc

O vídeoclipe acimaWind of Change (Vento da Mudança), da banda alemã Scorpions, descobri a partir da indicação da professora Dileta Peres da Silva, que atua na formação do curso de Técnico em Meio Ambiente, em Rio Grande - RS- Brasil, e que me sugeriu anteriormente a versão com a Filarmônica de Berlim (vídeo abaixo). Segundo a professora Dileta a letra traz referências a queda do Muro de Berlim e também, por conta disso, creio que podemos trabalhar o texto e o contexto da mesma, antes e depois deste fato histórico que encerrou a chamada Guerra Fria.


http://youtu.be/O_UZzfxdiJU

O vento da mudança, mais do que a bela junção de rock e filarmônica é para a mim a metáfora da vida e da educação, pois é preciso mudar, avaliar, reavaliar, autoavaliar-se, transformar-se... Mas não a mudança pela mudança, o novo pelo novo. Inovar é mudar no que deve ser mudado, do contrário, como no ditado popular, é apenas trocar "seis por meia-dúzia"...
Comparo seguidamente o ato de educar à figura do maestro diante de uma orquestra sinfônica - como faz o mestre, o regente frente a sua classe de alunos. O maestro ou mestre media as ações do grupo, dando unidade, significado e signifcação ao que é tocado, seja em forma de partitura musical ou planejamento escolar.
Na nossa sinfonia de vida, precisamos, como educadores, descobrir o talento nato de cada um, seja para a arte, a cultura, a dança, a música, o esporte etc, e saber reger esses talentos em prol da turma - a orquestra maior e o sentido da própria escola como espaço de formação, instrução, inspiração. Pode ser uma visão romântica, eu sei; mas também sei que não sou o "último dos românticos", parafraseando expressão cunhada pelo cantor Lulu Santos, em uma de suas canções de mesmo nome (vide clipe abaixo). Existem muitos educadores que incorporam a arte e a cultura em seu fazer pedagógico e conseguem através dessas manifestações, motivar o aluno e automotivar-se cotidianamente.
Se a partitura em que cada nota musical requer uma avaliação para cada sonoridade tenha uma unidade, assim também, cada nota para o aluno deve ser o resultado de uma avaliação que privilegie a observação dos aspectos cognitivos a serem abordados no ambiente escolar. A avaliação não pode ser um instrumento apenas de aprovação, reprovação e/ou exclusão. O mestre (maestro), neste processo, é figura esssencial para que o resultado seja satisfatório a todos.


http://youtu.be/ceqHpq_Dk1U

4 comentários:

  1. Muito lindo o vídeo Vento da Mudança.Fico me questionando diariamente sobre todas as mudanças que necessitamos realizar em nossas vidas inclusive em nosso trabalho diário.Eu agora estou numa "Tempestade" de Mudanças em relação a outros conceitos sobre a educação e as Tecnologias usadas para auxiliar neste processo.Tenho muito a pensar e a estudar.Teu blog me auxilia para ver tudo isto com uma certa pitada de poesia.Continuarei acompanhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Michele, somente hoje vi tua mensagem aqui. Sim estamos numa tempestade de mudanças, e como sempre, como educadores, no olho do furacão, às vezes considerados herois, noutras vilões por alguns, mas somos todos seres humanos passíveis de erros e acertos, e aprender com os erros é talvez a primeira lição que a vida nos dá. Fico feliz que meu blog sirva como acervo digital e espaço de interação com outros educadores. E que a poesia dos dias nunca nos desampare em nossa jornada educacional. abrs, Zé Roig.

      Excluir
  2. Estamos diante de novos pojetos no Ens Médio Inovador: Prejeto Jovem de Futuro por ex. Aqui no Pará. e seu blog tem sido um auxílio pedagógico edificante para nós professores. PARABÉNS!!!!
    Profa. Maísa da Gama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Maísa, agradeço o comentário e visita, e fico contente de que o Educa Tube, que foi criado para servir de acervo e ambiente de trocas, auxilie a ti e outros educadores. Que bom que de Norte a Sul, Leste a Oeste, os educadores estão começando a trocar experiências uns com os outros. Me interessei sobre o Projeto Jovem de Futuro. Já tiver algum material para compartilhar, agradeço. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir