segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Olhos certos para as certezas e incertezas da vida


http://youtu.be/82SzKixC4OI

O vídeoclipe acima, Olhos Certos, da banda Detonautas Roque Clube, é uma belíssima animação, que lembra outro clipe fantástico, chamado Tonight Tonight, da banda Smashing Pumpkins (abaixo).


Smashing Pumpkins - Tonight Tonight por krematoria

Unir música, dança, teatro, arte e cultura em geral, sempre tenho defendido neste espaço e nas formações que faço, com professores e alunos, pois são linguagens universais que estabelecem um diálogo entre gerações. Ensinar e aprender a olhar as coisas sob diversas perspectivas, o grande desafio do educador do século XXI.
Podemos ler, com olhos certos ou não, a partir de imagens presentes em vídeoclipes, curtas-metragens, comerciais de TV, trailers de filmes, animações etc. Tudo depende do contexto que, como educadores, daremos a esses recursos audiovisuais. Daí a importância do educador neste processo de ensino e de aprendizagem constantes.
Abaixo, exemplo de animação feita via Mocvie Maker, utilizando fotos em sequência da produção de alunos das redes públicas municipais e estaduais da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, que participei em 2010, junto a outros educadores de diversas áreas do conhecimento, no ProEA-PRG, cujo tema era a Educação Ambiental, em que eu era um dos responsáveis pela área da EduComunicação do projeto.
Os alunos, com assessoramento da equipe do ProEA, neste coletivo, composto pelas educadoras Ieda Freitas, Janaina Martins, Luciana Roldão e Alice Fogaça, fizeram preliminarmente uma discussão com os alunos, depois um roteiro do que seria abordado, para em seguida se dividirem em grupos: uns criando o cenário com cartolina e EVA; outros, as personagens com massa de modelar; para, enfim, toda a movimentação ser fotografada quadro a quadro para edição do vídeo final, que simula animação em stop-motion. Os diálogos, elaborados pelos alunos, foram adicionados posteriormente por mim, em slides do Power Point, para depois inclusão no vídeo. Segue também vídeo com o making of desta atividade de unir o útil ao agradável (conteúdo pedagógico e atividades lúdicas), em trabalho colaborativo entre educadores e educandos.
Como sempre digo, o professor deve ser o mestre, o maestro, de uma sinfônica maior que é sua turma, cada qual com um talento nato para a arte e cultura, que podem ser utilizados igualmente com maestria na educação. Nesta atividade, tanto os educadores como os alunos foram co-autores do trabalho e o resultado foi significativo para ambos. Todos ficaram com os "olhos certos" de que fizeram o seu melhor.


http://youtu.be/HYD4G5T481M


http://youtu.be/5lttr5-bvXU

Nenhum comentário:

Postar um comentário