quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Midway: mensagem de volta

MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.



O comovente e impactante vídeo acima, trata-se de trailer de projeto e filme chamado Midway: mensagem de volta, e foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS - Campus Rio Grande, da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, que o utilizou com seus alunos.
O Educa Tube agradece ao prof. Betito por socializar este e outros materiais que contribuem para o debate de temas da atualidade.
Apenas este trailer, por si só, já é avassalador para abordar questões como meio ambiente, consumismo, lixo, água, educação ambiental, sociedade, civilização etc, por mostrar o que ocorre com pássaros na ilha de Midway (meio do caminho entre os EUA e a Ásia), onde as aves estão morrendo por ingestão de plástico e outros materiais, resultado do lixo que chega ao oceano.
As impressionantes imagens me fizeram lembrar de uma fotografia no Facebook, questionando justamente a expressão "Meio ambiente", pelo fato que nosso nível de consumo e de descaso com a natureza já comprometeu, justamente metade de tudo isso, pois isso mesmo se chama MEIO... ambiente (vide abaixo).



Abaixo, foto que encontrei no Facebook, do navio encalhado, em 19/09/2012, em São José do Norte, RS, Brasil, por conta de ventos de mais de 114 km/h, depois de três dias de chuva constante na região. O desequilíbrio e a força da natureza simulando cenas de filmes de ficção.
Para se pensar na ação da nossa civilização no meio ambiente. O meio do caminho para as futuras gerações. Eis a "MENSAGEM DE VOLTA" que a natureza está nos enviando a cada dia. Não é uma simples mensagem dentro de uma garrafa, mas as próprias garrafas PET, o plástico, todo o lixo que produzimos, não reciclamos e nem o descartamos de forma correta, nos trazendo uma sombria mensagem de alerta. Ainda dá tempo de corrigir este desequilíbrio e enviar aos nossos filhos e netos outras mensagens em garrafas menos poluidoras e danosas ao meio do caminho (MIDWAY) e ao MEIO Ambiente...
Para refletir também sobre nosso papel social, enquanto educadores, sobre este modelo calcado no petróleo (e seus derivados, dentre eles o plástico), que são os donos do poder e responsáveis pelo caos que se instaurou neste mundo aliados à indústria de armamentos (que não interessa em mundo em paz) e as montadores de carros (que precisam vender mais e mais), que precisam de borracha e asfalto para estradas, e por ai vai este ciclo vicioso, onde existe mais carros que ruas, engarrafamentos, poluição e tudo mais. Existem outras alternativas, mas estes "donos do mundo" comandam este processo civilizatório, predatório...



A seguir, apresentação do trailer do filme Midway, no Vimeo:

O projeto do filme MIDWAY é uma viagem visual poderosa ao coração de uma espantosa tragédia ambiental. Em uma das ilhas mais remotas do planeta, dezenas de milhares de albatrozes bebês estão mortos no chão, seus corpos cheios de plástico do lixão do Pacífico. Voltando para a ilha durante vários anos, a nossa equipa está a assistir os ciclos da vida e da morte destas aves como uma metáfora de múltiplas camadas para os nossos tempos. Com o fotógrafo Chris Jordan como nosso guia, andamos através do horror e da tristeza, de frente para a imensidão da tragédia e de nossa cumplicidade. E neste processo, encontramos uma rota inesperada para uma experiência transformadora de beleza, compreensão e aceitação.
Fora dos modelos estilísticos tradicionais de filmes ambientais ou documentais, MIDWAY vai levar os telespectadores a uma visita guiada para as profundezas de seus próprios espíritos, entregando uma mensagem profunda de reverência e amor que já está atingindo um público de dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
A produção do longa-metragem "Midway" continua até 2012.
Chris Jordan - Diretor / Produtor Stephanie Levy - Produtor Terry Tempest Williams - Escritor Janeiro Vozenilek - O diretor de fotografia Rob Mathes - Compositor Jim Hurst - Localização som Joseph Schweers - Câmera Manuel Maqueda - Conselheiro
Para mais informações: MidwayFilm.com Para doar: midwayfilm.com / donate.html Midway Projeto blog, detalhes da equipe, vídeos diários de produção: MidwayJourney.com Facebook - por trás das cenas, fotos mais recentes atualizações Facebook.com / MidwayJourney Twitter: ! twitter.com / # midwayjourney / Youtube: youtube.com / journeytomidway

Vejam também, dentro deste projeto, o vídeo abaixo, Midway: praia de plástico:

MIDWAY - Plastic Beach from Midway on Vimeo.

Abaixo, apresentação do vídeo no Vimeo (tradução livre, Google Chrome):

Na mitologia grega, Sísifo era um rei que foi amaldiçoado para rolar uma enorme pedra montanha acima, só para vê-la rolar para baixo, e repetir este por toda a eternidade.
A limpeza da praia em Midway Atoll nos fez sentir como Sísifo.
Há milhões de toneladas de plásticos presentes em nossos oceanos, e estes são constantemente fragmentando em pedaços cada vez menores, que estão espalhadas por toda a coluna de água e do presente, em diferentes densidades, ao longo de todos os oceanos do mundo.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não há ilhas visíveis de lixo em qualquer lugar - mesmo que algumas áreas, os giros, acumulam maiores densidades de poluição por plástico. Na realidade, o que está acontecendo é muito mais complexo e assustador: nossos oceanos estão se tornando uma sopa planetária misturado com plástico.
Para fazer coisa pior, esses pequenos pedaços de plástico são acumuladores químicos extremamente poderosas para poluentes persistentes orgânicos presentes na água do mar ambiente como DDE e PCB. Toda a cadeia alimentar, a partir de invertebrados de filtragem para os mamíferos marinhos estão comendo animais de plástico e / ou outros que têm de plástico neles. Isto significa que nós somos. Assim como os albatrozes em Midway, realizamos a mancha de lixo dentro de nós.
Limpar essa bagunça não é viável, tecnicamente ou economicamente. Mesmo se todos os barcos do mundo fossem postos à tarefa de alguma forma, a limpeza não só removeria os plásticos, mas também o plâncton, que é a base da cadeia alimentar, e é responsável por capturar metade do CO2 da atmosfera e meia geração do oxigênio que precisamos para respirar.
Mas, mesmo que este problema fosse resolvido também de alguma forma, a quantidade de plástico que poderia capturar, com um custo imenso, seria uma gota no balde, em comparação com a quantidade que flui para dentro do mar a cada dia.
Não importa o quanto a gente empurrar, em termos de tecnologia ou dinheiro, a pedra vai estar rolando de volta para baixo do morro, por toda a eternidade, a menos que pare de colocar plásticos mais em nosso ambiente.
A boa notícia é que nós podemos fazer isso. Podemos fazer isso agora. Precisamos começar um movimento social que se espalha de forma viral e cria uma massa crítica de cidadãos interessados ​​que se comprometem a se afastar de nossos hábitos descartáveis, e que levantar a voz para rejeitar e reverter a cultura do descartável que pode ser rentável, mas cujas conseqüências são intoleráveis .
Vídeo por: Jan Vozenilek / Escrito e narrado por: Manuel Maqueda / Música por Lien Christen itsnotaviolin.com / MidwayFilm.com

Assistam também o vídeo, Midway: água plástica:

MIDWAY - Plastic Water from Midway on Vimeo.



Apresentação do vídeo no Vimeo:

Os cientistas dizem que o plástico agora supera plâncton 6-1 na Grande Mancha de Lixo do Pacífico. A lagoa do atol de Midway é o laboratório perfeito para testemunhar todos os tamanhos de plástico lentamente quebrar em pedaços cada vez menores. Uma variedade de plástico encalha nas praias diariamente, mas não antes de alguns peixes local fazer uma refeição dele.
Vídeo por: Jan Vozenilek / Locução: Victoria Sloan Jordão / Música por Lien Christen itsnotaviolin.com / MidwayFilm.com

3 comentários:

  1. A foto do navio é de 2005, retirada de uma matéria sobre um tufão na Asia:

    http://iblnews.com/story.php?id=4132

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, San, já substitui foto, por uma confiável. A anterior, alguém postou no facebok dizendo que era do local. Grato pela possibilidade de poder corrigir a informação da imagem. E colocar uma de fato correspondente à situação narrada. Obrigado.

      Excluir
  2. Oi, San, já substitui foto, por uma confiável. A anterior, alguém postou no facebok dizendo que era do local. Grato pela possibilidade de poder corrigir a informação da imagem. E colocar uma de fato correspondente à situação narrada. Obrigado.

    ResponderExcluir