quinta-feira, 20 de junho de 2013

A educação mais do que especial de um professor de capoeira



O vídeo acima, de um professor de capoeira, foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, educador e advogado de Rio Grande, RS, Brasil.
Uma imagem que serve para o Educa Tube como uma bela e grande mensagem e lição de vida de um aluno e seu professor.
Como sempre digo: educar é dialogar, é conhecer o mundo do aluno, primeiro, para depois estabelecer estratégias de interação e inclusão, seja tecnológica, educacional ou social.
No vídeo em questão, trata-se uma atividade de capoeira - conforme Wikipédia: expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música -, em que um professor faz o que todo educador deveria fazer com seu aluno: entender que todos têm limitações, algumas físicas, outras neurológicas, algumas psicológicas, outras sociais, familiares etc. No caso do menino cadeirante, a capoeira serve como forma de integração, e o professor respeita as limitações físicas do menino, mostrando à criança, ao grupo, à sociedade e a si mesmo, que todos podem superar seus limites. Não é preciso fazer com precisão os movimentos da capoeira, para sentir a filosofia de vida presente nesta bela, emocionante e enriquecedora atividade, para todos os envolvidos e até para nós, meros espectadores.
O verdadeiro professor é aquele que, ao invés de forçar que o aluno venha ao seu encontro, muda a lógica do sistema, e vai ao encontro do aluno, seja usando artes marciais, dança, música, artes plásticas, filmes, livros, o que for... O recurso utilizado é o que menos importa. O que importa mesmo é não fecharmos as portas à aprendizagem e ao ensino a todas as crianças e jovens, independente das limitações que a vida lhes impõem.
Reconhecer os limites de cada um e, mesmo assim, mostrar que ao seu modo é possível ser um igual, não é para qualquer educador. Parabéns Contra Mestre Perna (Brasil) Capoeira Naturarte Brasil, que é o professor de capoeira que aparece no vídeo, e ao seu belo gesto de interação e integração da diversidade na adversidade...

2 comentários:

  1. trata-se uma atividade de capoeira - conforme Wikipédia: expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música -, em que um professor faz o que todo educador deveria fazer com seu aluno: entender que todos têm limitações, algumas físicas, outras neurológicas, algumas psicológicas, outras sociais, familiares etc. No caso do menino cadeirante, a capoeira serve como forma de integração, e o professor respeita as limitações físicas do menino, Birkin hermes replicamostrando à criança, ao grupo, à sociedade e a si mesmo, que todos podem superar seus limites. NãoBirkin Bag replica é preciso fazer com precisão os movimentos da capoeira, para sentir a filosofia de vida presente nesta bela, emocionante e enriquecedora atividade, para todos os envolvidos e até para nós, meros espectadores.

    ResponderExcluir
  2. But you shouldn't lose hope. It is a good thing that there are online stores kind enough to provide you with an opportunity to have your own one of the best Hermes bags and Hermes purses with price tags you can afford. One of these kind-hearted online sites is EuroHandbag. At EuroHandbag, you not only get to buy one of the best Hermes purses and Hermes bags at affordable prices. EuroHandbag sells only Hermes birkin baggenuine Hermes bags and Hermes purses. But what if you can't get online? There are some local stores that sell Hermes purses and Hermes bags. But how do you know if what they are selling is the real deal? Here Birkin replicaare some tips to help you find out if what they got is real or fake.

    ResponderExcluir