sábado, 20 de julho de 2013

Projeto Território do Brincar: pesquisa de cultura infantil no Brasil



O vídeo acima, Terra da Brincadeira, do programa Sala de Notícias do Canal Futura, encontrei por acaso no You Tube, quando assistia um vídeo correlato.
Trata-se do belo e criativo Projeto Território do Brincar, que faz uma pesquisa "por comunidades rurais, indígenas, quilombolas, metrópoles, sertão, litoral, revelando o país através dos olhos das crianças... Procurando brincadeiras das crianças, fazendo-as descobrirem brincadeiras com o próprio corpo, mostrando vídeos de brincadeiras de outros lugares..." O brincar já é o construir o brinquedo, segundo Renata Meirelles, uma das integrantes do projeto, e penso que o educar é o construir o conhecimento junto com o aluno... Segundo Renata: Os meninos levam uma tarde construindo e um pedacinho do dia o utilizando, brincando... Melhor é o brinquedo feito pelas crianças, segundo uma, pois quando quebra dá pra consertar...
Uma grande iniciativa, simples e ao mesmo tempo complexa de perceber "como a escola consegue enxergar a escola fora da escola".
No vídeo acima, acompanhem a família de Renata Meirelles e David Reeks, em sua viagem pelo Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, pesquisando as brincadeiras da região. A partir da relação do casal e de seus dois filhos com os moradores de Abadia, descobre-se o "Território do Brincar", projeto que tem como missão ouvir o Brasil a partir da voz das crianças.
Vendo este documentário, pensei na questão da educação, como um todo, a partir da fala de Renata Meirelles, de que "a educação ainda é pautada na informação e nem tanto na experiências", fato que talvez repercuta na própria formação do professor, mais teórica do que prática. Ou como bem falou uma colega: a faculdade prepara para passar no concurso público, mas não para enfrentar a sala de aula. Um grande paradoxo educacional e social.
Fazer expedições ao mundo do aluno é essencial ao educador do século XXI, principalmente em relação ao imaginário infanto-juvenil, e como bem faz David Reeks, que trabalha com poesia, dança, música, filmando de um ângulo debaixo, no ângulo de visão da própria criança...
Visitem também abaixo, os links referente ao projeto:

Território do Brincar, Canal de Vídeos no You Tube

TERRITÓRIO DO BRINCAR - SITE

Abaixo, vídeo de Estreia do Projeto Território do Brincar:



Um material para redescobrir o Brasil, através do conhecimento de mundo, onde cada região tem suas linguagens (do falar e do brincar), do universo desencantado que é a escola, de devolver vida ao processo educativo, já que os adultos se sentem ameaçados diante das crianças as crianças desacomodam as coisas... Hoje, os grandes mestres são as crianças; mexer com o sensível do outro. Alguns das reflexões contidas neste vídeo.

Vejam também mais dois vídeos do Projeto Território do Brincar, abaixo - 4º Região - Vale do Jequitinhonha:



Abaixo, Projeto Território do Brincar - 2º Região - Acupe, Reconcavo Baiano:



Nenhum comentário:

Postar um comentário