terça-feira, 16 de julho de 2013

Ninho Vazio: o reality show da natureza (4 ovos, 4 semanas)



O belo e incrível vídeo acima, Robins (4 ovos, 4 semanas), de Fred Margulies, foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS Rio Grande, Brasil, e intitulei de "Ninho Vazio: o reality show da natureza", pois, conforme apresentação do mesmo: "A Robin [mãe] construiu um ninho em uma cesta pendurada na nossa varanda e pôs quatro ovos. Que mantinha a mãe e o pai ocupados para as próximas quatro semanas. Eis o que aconteceu."
Robins, logicamente, é o nome da família de pássaros que durante 4 semanas choca e depois alimenta seus filhotes, para que depois voem, deixando o ninho vazio.
Todo pai precisa ter esta consciência de que o ninho construído para abrigar os filhos, um dia ficará vazio. É a lei natural, é a lei da natureza humana, inclusive. Das pessoas alçarem voos longos atrás de seus sonhos, de sua independência... Mas cortar o cordão umbilical dos pais em relação aos filhos, parece, muitas vezes, mais difícil que o inverso.
Um belíssimo vídeo, não apenas para refletir sobre a relação pai-filho, que passa rápido, como um filme, bem como as relações com o meio ambiente, mas também para propor uma discussão sobre o poder das imagens para sensibilizar um grupo, seja de alunos ou de professores, até a comunidade escolar, para as coisas que acontecem eu seu entorno, pois a questão local - como neste vídeo - torna-se universal.
Capturar instantes mágicos como este (com câmera digital e/ou fone celular) e socializá-los na turma, para a escola e a comunidade escolar, via blog, mídia se redes sociais é estimular o uso da arte e da cultura na educação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário