sábado, 13 de julho de 2013

A cidade educativa de Araçuaí, por Tião Rocha



O vídeo acima, A cidade educativa de Araçuaí, apresentado pelo educador Tião Rocha, de Belo Horizonte, MG, Brasil, descobri no You Tube, e trata-se de projeto de transformação social, ma cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com parceria da Petrobras.
Conforme Tião Rocha, é uma iniciativa de reunir os saberes, fazeres e quereres de uma aldeia e colocar à disposição do projeto, a partir da metodologia do "biscoito escrevido", em que as crianças aprendem a escrever seu nome e outras palavras, ajudando na confecção dos biscoitos. Um projeto que trata de sustentabilidade educacional e social, utilizando-se das brincadeiras do cotidiano. A escola é a casa dos alunos, a árvore, e até a sala de aula.
Há um banco de livros e terminais de computadores, com acesso à internet, para consultas variadas, tornando-se uma cidade educativa, em que todos ensinam e aprendem uns com os outros.
Um projeto que fez lembrar dos versos da bela canção Refazenda, de Gilberto Gil - e ainda atual, apesar de escrita em 1975, em um contexto ditatorial -, que brinca com as palavras de forma poética, crítica e social (refazendo tudo, refazenda, refazenda toda, guariroba), víde abaixo:



Logicamente que as palavras abacate e abacateiro, em tempos de ditadura, davam à fruta uma outra conotação. Uma letra pra refletir sobre arte, cultura, história, sociedade e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário