domingo, 21 de julho de 2013

Super-herois no Hospital Infantil do Texas: brincar é educar a alma



O vídeo acima Super-herois no Hospital Infantil do Texas, como o próprio nome indica, trata-se de atividade lúdica, artística e terapêutica, em que trabalhadores que lavam os vidros, pelo lado exterior do hospital se vestem de personagens do imaginário infanto-juvenil.
Imaginem a surpresa para uma criança internada, de repente ver na janela descer quatro super-herois (Super-Homem, Homem Aranha, Capitão América e Batman)!
Muitos dos educadores que utilizam o imaginário infanto-juvenil em seu fazer pedagógico, seja usando vídeos, filmes, jogos, atividades lúdicas, dentro de uma proposta educacional que privilegie o conteúdo com o ato de brincar, obtém resultados satisfatórios.
Fato que me remete à citação atribuída ao poeta Carlos Drummond de Andrade: "Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
Para refletir sobre educação, que não é brincadeira, não, mas que pode incluir o ato de brincar em seu fazer pedagógico, sim.
Saibam mais sobre Hospital Infantil do Texas, assistindo o vídeo abaixo (ativem legendas e sua tradução):



Nenhum comentário:

Postar um comentário