terça-feira, 30 de julho de 2013

Como é o aluno do Século XXI ? : Uma visão dos estudantes de 6 a 17 anos de hoje



O vídeo acima, A Vision of K 12 Students Today (Uma visão dos estudantes de 6 a 17 anos de hoje), jpa conhecia versão em inglês, mas descobri esta legendada, visitando o blog Dicas de Ciências, da colega e amiga Andrea Barreto, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
O vídeo trata da "Geração NET: O que os alunos esperam da escola e de seus professores frente as TIC" e foi legendado por Samantha Kutscka para o Núcleo de Pesquisa de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação - Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, SP, Brasil, e recomendo aos educadores para reflexão sobre este novo aluno que requer um novo professor para saber lidar com novos tempos e espaços escolares.
Convergência de máquinas e pessoas, colaboração entre professores e alunos, trocas de experiências, aprendizagens múltiplas e significativas a toda a comunidade escolar, compartilhar descobertas, alguns temas que precisam ser pensados, discutidos, refletidos e praticados no ambiente escolar.
Como o vídeo mostra: é preciso engajar o aluno, ajudando-o a pensar, analisar, criar, avaliar, aplicar as informações que gerem conhecimento.
Enfim, um vídeo essencial para pensar a educação no século XXI, em que alunos são digitais e os professores, em boa parte, ainda analógicos. A lógica da rede está além da rede lógica dos computadores - estes meros acessórios. A lógica da rede está em saber trabalhar coletivamente: professores com alunos (colaborativamente) e professores com professores (cooperativamente).

Um comentário: