segunda-feira, 28 de julho de 2014
Martín Restrepo comenta tendências para a educação : dispositivos móveis, storytelling, experiências transmídias etc
O vídeo acima Martín Restrepo comenta algumas tendências para a educação, descobri via Twitter do Instituto Claro e trata-se de entrevista do educador espanhol, comentando algumas das tendências para a educação, neste século XXI.
Conforme notícia no portal do Instituto Claro:
"Inspirados pelo conceito de mobile education, diversos pesquisadores estão sugerindo e implementando mudanças na forma como a aprendizagem se estabelece dentro e fora da sala de aula. Conversamos com Martín Restrepo, fundador da Editacuja e especialista no tema, a respeito de algumas transformações que devem ganhar força na educação nos próximos anos.
Para Restrepo, que também é consultor da versão brasileira do Horizon Report, as escolas devem estabelecer seu currículo tendo em foco grandes áreas de conhecimento e o desenvolvimento de projetos. Desta forma, elas seriam capazes, segundo ele, de transformar-se em incubadoras de projetos criativos onde alunos e professores têm a liberdade de criar e aprender juntos.
Entre as tendências de comunicação que podem ser aproveitadas para envolver estudantes em atividades de aprendizagem está o storytelling – que nada mais é que a habilidade de desenvolver narrativas para engajar – e as experiências transmídia, que utilizam aproveitam o melhor de cada mídia para contar uma história de forma integrada.
Restrepo aponta, ainda, a questão dos conteúdos abertos como fundamental para futuro próximo da aprendizagem, já que ela possibilita que professores e alunos recriem, remixem e compartilhem conteúdos educacionais, com as escolas convertendo-se em editoras".
Quem acompanha o trabalho do Educa Tube Brasil deve ter percebido o quanto este blog educacional defende muitos dos conceitos que Restrepo apresenta, como o uso de narrativas (escritas ou audiovisuais) por professores e alunos, do trabalho coletivo em coautoria, da aprendizagem significativa além da sala de aula, da utilização de metodologias diversas para espaços diferenciados de interação, da necessidade de processos de ensino-aprendizagem serem feitos na sala de aula, em espaços informatizados, na biblioteca escolar e em saídas de campo, seja no entorno da escola ou além, dando significação ao ensino formal do professor e ao conhecimento prévio que tem o aluno.
A mobilidade deve ser do usuário também e não apenas do maquinário, a convergência de multimeios deve ser pensado entre os atores sociais que são os alunos, professores, equipe diretiva, comunidade escolar, com o sentido não apenas tecnológico, mas pedagógico e social.
Pensar o termo redes sociais, além de experiências digitais, conectadas à internet e em tempo real, mas trabalhar este conceito com toda a escola, como um trabalho em rede educacional.
A fala de Martín Restrepo vem ao encontro do que o Educa Tube Brasil e traz novos conceitos, para práticas empíricas que o editor deste blog tem feito a algum tempo, como transmídia, por exemplo, que ver o mundo real como uma grande mídia que deve ser incorporada à educação.
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