segunda-feira, 21 de julho de 2014

"Essa terra é minha": Animação que resume o conflito entre a Palestina e Israel em três minutos


This Land Is Mine from Nina Paley on Vimeo.

O vídeo acima This Land Is Mine (Essa terra é minha), foi indicação via Facebook do colega e amigo Robson Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e residente atualmente na cidade do Porto, Portugal, editor do blog Caldeirão de Ideias.
Trata-se de animação, de Nina Paley que, conforme a Revista Forum, resume o conflito entre a Palestina e Israel em três minutos.
Segundo Nina Paley, em seu blog: “This land is mine é uma paródia da ‘Canção êxodo’”, que era “uma trilha sonora do sionismo americano na década de 1960 e 70, que visava expressar o direito judaico por Israel”. Para Paley, “colocar a música na boca de todos os partidos em guerra” está “criticando” a canção original.
Uma animação com forte senso crítico, demonstrando como aquela terra sempre esteve envolvida em conflitos, todos reclamando sua propriedade. Ao final da animação, surge O Anjo da Morte, considerado o "verdadeiro herói do Antigo Testamento, e agora também".
Um ótimo material que envolve arte, cultura, história, geografia e educação em geral.
Para maiores detalhes sobre a animação e os personagens nele apresentados, sugiro visitar o blog da autora, no link abaixo:

THIS LAND IS MINE - NINAPALEY.COM

Abaixo, link para a tradução da canção The Exodus Song, composta por Ernest Gold e interpretada pelo cantor e ator Pat Boone:

THE EXODUS SONG - TRADUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário