domingo, 20 de julho de 2014

Educação colaborativa deveria ser como estes vídeos entre quatro, oito ou mais mãos tocando uma mesma canção




O vídeo acima Four Hands Guitar (Guitarra a quatro mãos) e os vídeos mais abaixo são frutos de um bate-papo online e em tempo real via Twitter com o professor, músico e poeta Marcello Gouvêa Duarte, de São Carlos, SP, Brasil, editor do blog Poemas versus Poesias e editor do portal educacional pETe: educação com tecnologia.
Four Hands Guitar é música composta por Jerry Reed, interpretada por Antoine Dufour e Tommy Gauthier em uma única guitarra.
Além de uma divertida apresentação, trata-se de uma talentosa forma de interação entre duas pessoas, no caso, dois músicos que conseguem dar uma unidade na sua diversidade e que me remete à figura do professor e seu aluno, que poderiam interagir de forma semelhante; não necessariamente apenas através da música, mas de diversas formas artísticas e culturais como teatro, dança, esportes, cinema, literatura, desenho etc.
Imaginem só a sintonia e sincronia necessárias para que duplas e quartetos como nos vídeos abaixo consigam tocar juntos sem que a canção sofra interrupções. Algo que remete ao ato de educar que precisa, sim, para obter belos resultados - como os vídeos em questão - promover esta sintonia e sincronia entre tempos e espaços diferenciados e diversos como são os de professores e de alunos. Para isso há a necessidade de planejamento, organização, ensaios, colaboração, empatia, objetivos em comum.
Para assistir e refletir sobre música, sociedade e educação.
Vejam no link abaixo a canção Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, clássico da Música Popular Brasileira (MPB), apresentação na Universidade da Flórida (EUA), em 2009, feita a quatro mãos (entre um homem e uma mulher), pelo "Duo Siqueira Lima - FERNANDO (Brazil) & CECILIA (Uruguay), iniciativa do Brazilian Music Institute (Instituto de Música Brasileira). Percebam que cada músico, tanto o homem como a mulher, possui estilo diferente, mas ambos atuam em acordes diversos sem perder a unidade.

BRAZILIAN MUSIC INSTITUTE 2009 - TICO TICO (Guitar Four-Hand Exchanging)

Por fim, mais abaixo, a mesma canção Tico Tico Fortissimo, pelo Guitar Quartet, em que quatro pessoas (três mulheres e um homem) interagem em duas duplas, com um resultado sempre divertido, talentoso e encantador:



Nenhum comentário:

Postar um comentário