domingo, 6 de julho de 2014

Eu não durmo, tenho oportunidade de tornar um sonho realidade: Quebrando o Ciclo




O impressionante vídeo acima How Bad Do You Want It (Quanto mal você deseja? - tradução livre deste blog), descobri no portal Awebic, com o título de "Toda vez que você pensar em desistir… assista ESSE vídeo".
Impressionado com as imagens e a mensagem, fui pesquisar detalhes sobre o mesmo e descobri que trata-se de vídeo motivacional "sobre o que é preciso para se atingir sucesso" e que as legendas foram feitas para a o site www.apanasc.com.br, para a equipe de natação da Apanasc, a partir de tradução de texto do Rev. Eric Thomas, palestrante, educador, autor, ativista e ministro, mais conhecido como The Hip Hop Preacher, que usa sua experiência de vida como motivação contra o crime e o analfabetismo, através do esporte, utilizando com os jovens de "estratégias e exercícios de auto-aperfeiçoamento que ele aprendeu, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento de seus próprios projetos de vida".
"Eu não durmo, tenho oportunidade de tornar um sonho realidade" é frase de Eric Thomas, que extraí do vídeo para intitular esta postagem, pois além de poética, serve para ilustrar o fato de que persistência, resistência, paciência, dedicação, talento, força de vontade, fé, são componentes que todo educador - seja pai ou professor - deve passar a seus filhos e alunos, demonstrando a partir de suas próprias vivências, como a vida é dinâmica, desafiadora e surpreendente para quem não desiste de seus sonhos.
Um ótimo material motivacional, não apenas para professores de educação física utilizarem com seus alunos, mas de formadores de professores com seus cursistas e destes com seus alunos em geral, pois as impressionantes imagens do jogador de futebol americano (que ainda não consegui identificar o nome), além de mostrar o treinamento pesadíssimo que o atleta se submete, mostra de forma didática como é possível superar limites, por mais difíceis que sejam (vide ele subindo um morro de frente e depois de costas, entre outras façanhas como fazer apoio e levantamento de peso simultaneamente etc), se o indivíduo - atleta ou não - tiver dedicação, força, fé, esperança em si mesmo, poderá ser um vencedor. Quando não superamos os próprios limites que impomos ao nosso corpo, também limitamos nossa alma, ao deixarmos de sonhar... O "eu não durmo", no caso do vídeo, logicamente, não é para ser lido ao pé da letra, mas uma metáfora para o despertar, o acordar para a vida e não ficar vagando pela mesma tal qual um sonâmbulo... Alguém que caminha, faz quase tudo tal e qual quando está acordado, mas só que dormindo, sem se dar conta disso... Muitos jovens e adultos vivem vida de sonâmbulo, sem acordar pra beleza da vida, que é feita a cada dia pela superação de desafios, ora que a vida, o trabalho, o amor, o tempo nos impõem, ora pelas limitações físicas e psicológicas que nós mesmos nos impomos... Um vídeo para ver, rever, ler e reler as entrelinhas da fala de Eric Thomas e para debater com pais e filhos, professores e alunos.
Abaixo, breve biografia (tradução livre do Educa Tube) que pesquisei sobre o autor do texto que acompanha este belo e surpreendente vídeo:

Eric D. Thomas - Ativista da Juventude, palestrante, autor e motivador

"Renomado palestrante, educador, autor, ativista e ministro [estadunidense], Eric Thomas atingiu projeção nacional ao apresentar mensagem que visa quebrar os ciclos de crime, desesperança e o desespero que muitos enfrentam diariamente. Conhecido por sua abordagem cativante pessoal, suas mensagens são dinâmicas e inspiradoras. Quando associada com sua própria experiência Quebrando Ciclos, seus ensaios contundentes sobre a realidade e notável capacidade de alcançar até mesmo o mais desmotivados, tem ajudado milhares de jovens em todo o país. Eric motiva plateias, que vão desde empresas a educadores, com sua mensagem, os princípios, ideias e estratégias que ele usou para superá-los. Nascido em Chicago, IL, cresceu nas ruas de Detroit, MI. Sua infância e adolescência foram difíceis, e suas lutas de vida e questões de identidade pessoal foram intensificadas porque, como tantos, ele não estabelecer uma relação com seu pai biológico até seus trinta anos.
Aos 16, desafiador e teimoso, Eric decidiu sair de casa e abandonar a escola, optando por viver nas ruas de Detroit. Aos 17 anos, Eric encontrou um pastor. Aquela relação levou Eric para completar os seus estudos e se preparar para a faculdade. Determinado a não ser uma outra estatística, se matriculou na Universidade Oakwood, onde começou a ler tudo que caia em suas mãos. Compreendeu a luta das ruas, percebeu que seu objetivo na vida. Então, ele reencontrou seus amigos, traficantes de drogas, e ajudou muitos deles concluir seus estudo e ir para a faculdade, incorporando as estratégias e exercícios de auto-aperfeiçoamento que ele aprendeu, a fim de auxiliá-los no desenvolvimento de seus próprios projetos de vida. Ao fazê-lo, ele forneceu-lhes uma opção positiva muito necessária para a vida do crime e do analfabetismo.
Enquanto estava na faculdade, Eric criou Break The Cycle I Dare You, (BTC) - Quebrando o Ciclo, organização sem fins lucrativos, que se concentra no desenvolvimento de programas para a juventude que fizeram más escolhas, muitas delas por falta da figura paterna em suas vidas. Hoje BTC desenvolve e produz muitos programas comunitários de apoio e conferências em todo o país. Eles fornecem aos jovens e professores atividades, exercícios de auto-aperfeiçoamento e estratégias motivacionais para ajudá-los a alcançar seu potencial mais elevado na vida. Eric atua agora como Presidente da Organização.
Ele obteve seu mestrado em 2005 e atualmente cursa o doutorado em Administração de Educação da Universidade Estadual de Michigan e atua como pastor, em Michigan. Também atua como consultor no Estado de Michigan, onde ele desenvolveu o Programa de Vantagens, um programa de retenção de graduação visando academicamente estudantes de alto risco. Além disso, ele também atua como um consultor para vários programas esportivos universitários em todo o país. Nessa função, ele fornece assistentes para estudantes-atletas que têm desafios acadêmicos e sociais no que se refere à transição com sucesso de escolas e comunidades de alto risco para um ambiente colegiado".


Enfim, alguém que aprendeu com a própria experiência de vida, unindo teoria e pratica, ou melhor, a vivência para construir uma metodologia que influencia muitos ao seu redor. Precisamos aprender a quebras nossos próprios ciclos viciosos (sejam quais forem) para podermos motivador, contagiar, inspirar aos demais... Bela mensagem de vida, e impressionantes imagens de determinação, força física e psicológica. Muito mais do que um vídeo motivacional, algo de fato inspirador. Se não acreditarmos em nós, como poderemos ter fé em algo maior do que nos rodeia?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário