quinta-feira, 3 de julho de 2014

Lupita Nyong'o (Vencedora do Oscar) fala sobre aceitação da Beleza Negra




O vídeo acima Vencedora do Oscar fala sobre aceitação da Beleza Negra , recebi por email e como o título indica, trata-se de comovente e contundente fala da Lupita Nyong'o, atriz mexicana com naturalidade queniana, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "12 Anos de Escravidão", durante o "7º Essence Black Women in Hollywood", falando sobre sua condição de mulher, atriz, negra e, acima de tudo, cidadã do mundo e ser humano.
A parte mais comovente e contundente é quando Lupita conta de curiosa carta que recebeu de outra menina negra, dizendo que se preparava para comprar um produto de beleza pra clarear sua pele, mas que desistiu ao conhecer a jovem atriz, seu trabalho e se orgulhar de sua condição e pele.
Lupita declara que também se orgulhou de sua condição, graças ao filme "A Cor Púrpura", de Steven Spielberg, o que mostra o poder do cinema na educação. Belíssima a expressão "negra como a noite", referência de Lupita a sensação que sentia ao se olhar no espelho. Tristeza em saber que a bela atriz, quando menina, pedia ao céu um milagre, de acordar mais clara.
Por fim, comenta como o surgimento da modelo Alek Wek no cenário mundial transformou de vez sua vida e sua aceitação sobre a beleza negra, já que a mesma tinha também a pele escura como a noite e tornou-se capa de revistas e celebridade internacional. Alguém que era célebre e tão parecida com a futura jovem atriz.
Em 2014, Lupita foi eleita como a mulher mais bonita do mundo pela revista People, numa lista de 50 mulheres.
Um vídeo que não serve apenas para tratar da aceitação da beleza negra pelos próprios negros, que foram historicamente discriminados, mas um rico material e belíssimo depoimento de valorização da condição humana, independentemente da cor da pele, do local de nascimento, identidade cultural, política e social, etc. De valorização da essência mais do que a aparência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário