domingo, 23 de agosto de 2015

Educação.doc (Série de 5 documentários sobre a Educação)




O vídeo acima Educação.doc - Levanta o Braço, descobri visitando o Portal Educador, e trata-se do Episódio 1, de uma série de cinco documentários sobre Educação, com média de 25 minutos casa, produzidos por Láis Bodansky e Luiz Bolognesi, visitando algumas escolas públicas brasileiras, de um universo de 180 mil, colhendo ótimos depoimentos de professores, gestores, pais, alunos, pesquisadores e outras pessoas ligadas ao tema, com diversas passagens relevantes para um amplo debate sobre o papel da escola e da Educação na sociedade.
Neste primeiro episódio, conforme apresentação:

A Chapada Diamantina é uma região pobre, localizada no interior da Bahia e que está chamando a atenção dos especialistas, pela surpreendente qualidade do ensino em 20 municípios da região.
Tudo isso tem uma explicação muito especial: eles conseguiram que as mudanças na política, não interrompam os projetos na educação.
Escolas convidadas: E.M. de Caimbongo (Ibitiara) e E.E. Prof.ª Ivani Oliveira (Seabra).

No segundo vídeo, Educação.doc - Diretor de Harmonia | Episódio 2 (logo abaixo):

Além de se abrir para a comunidade, a Escola Municipal Presidente Campos Salles está dando uma aula de democracia. Localizada em uma das maiores favelas de São Paulo em Heliópolis, essa escola sem muros, está conseguindo virar o jogo na luta contra a violência.
Enquanto em Andaraí, no Rio de Janeiro... a Escola Municipal Epitácio Pessoa precisa pedir para os alunos irem para casa, porque lá eles gostam mesmo é de estudar!



O Educa Tube Brasil destaca algumas falas que são mais que interessantes, não apenas como relato mas propostas educacionais como: "Foram estabelecidas prova orais, debates, ao invés de provas escritas, tradicionais; o aprender a história de cada um, antes da história do estado, país, mundo; a escola dos sonhos, escrita em nuvens de papel e coladoss estes cartazes nas paredes da própria escola, para reflexão e acompanhamento".

No terceiro vídeo (logo a seguir), Educação.doc - Eu Acredito | Episódio 3, a apresnetação destaca que:

Em uma pequena cidade de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil, a Escola Augustinho Brandão em Cocal dos Alves (PI), já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional.



É demonstrado no vídeo acima que o foca principal do processo educacional é o aluno, e que o professor, se quer ser gestor ou outra atividade na escola, que seja por opção e qualificação, mas não por que quer sair da sala de aula.

No quarto vídeo, Educação.doc - Linha na Pipa | Episódio 4, mostrando:

No Rio de Janeiro, em Padre Miguel, uma escola está conseguindo diminuir a taxa de abandono escolar. O Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón inova em suas aulas, criando projetos que deixaram os currículos mais atrativos e lá os alunos gostam da escola!



Este episódio, por sinal, com a participação de Emicida, traz um interessante depoimento do ex-aluno e hoje famoso cantor, de que "os quadrinhos foram uma porta maravilhosa para a literatura" e que "a professora Rita de Cássia entendeu que os quadrinhos eram uma porta fundamental" para que ele entendesse seu conteúdo, transformado em quadrinhos pela dedicada educadora. Conforme Emicida: "O livro é uma porta que deve estar sempre aberta e não deve ser lido por obrigação", fato que o Educa Tube Brasil concorda plenamente, pois o livro trabalha o imaginário do leitor e abre realmente uma porta para outra dimensão do conhecimento.

Por fim, o quinto e último vídeo da série, Educação.doc - Escola do Futuro | Episódio 5, pergunta:

Como será a ESCOLA DO FUTURO?
Neste episódio, os cineastas acendem os holofotes para uma importante reflexão: como será a escola daqui a 50 anos? Quem responde são professores, alunos, diretores e pensadores.



Destaco fala de professor que diz que se "planeja o futuro, com base no passado", algo que me remete a expressão ciunhada por um amigo meu, de "Paradoxo do Curupira", entidade das florestas e lendas brasileira, que para fugir de seus perseguidores, tem os pés invertidos, coonfundindo que seguir seus rastros. NO caso desse paradoxo, disse meu amigo que "nós somos o Curupira, com os olhos voltados para o futuro, mas os pés virados e plantados no passado". Algo para refletir sobre as ações pedagógicas que muitas vezes são desenvolvida sindividualmente pelço professor e depois encampadas pela escola, mas não se tratam normalmente de um projeto político pedagógico da instituição, mas uma exceção.
O relato do educador em que a música ligada ao conteúdo, a partir de Vivaldi, Luiz Melodia, Cartola, Egberto Gismonti, que o professor pode trazer para seu fazer pedagógico, unindo arte e cultura à educação é algo que o Educa Tube Brasil sempre vem destacando em suas postagens.
E o mais interessante em tudo é a declaração de diversos educadores e gestores de que "a boa educação não é por acaso" e de que as boas escolas encontram um modo próprio de funcionar. Uma grande verdade que precisa ser destacada, divulgada, debatida com outras escolas e educadores do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário