segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Nikon Symphony: Música feita com câmeras fotográficas (Reinvenções)


Brilliant!!! Music from the DSLRs

Posted by Willy Foo - Photographer, Marketer, Technopreneur on Segunda, 1 de setembro de 2014


O vídeo acima Willy Foo - Photographer, Marketer, Technopreneu, descobri na rede social e trata-se de criativa ideia dos diretores Von Wong e Andrew Keler de tranformar máquinas fotográficas em instrumentos musicais, numa curiosa sinfonia que requer um grupo com agilidade, sequência, harmonia, sintonia e sincronia entre o maquinário e o usuário para conseguir o efeito desejado.
Uma pedra é uma pedra, mas na poesia, uma pedra pode ser tudo, inclusive uma pedra, não necessariamente...
Na vida e na tecnologia, seja na educação, na arte, na cultura, no cotidiano, cabe aos educadores (artísticas ou não), pensarem todas as tecnologias além de suas possibilidades e funções de fábrica.
O vídeo de Willy Foo nos provoca a pensar além da pedra, da caixa, do manual de instruções, da receita de bolo as coisas que fazem parte de nossa vida.
Um exmeplo disso, que seguidamente cito em palestras, formações em pstagens neste blog foi quando o scanner de mesa de meu antigo trabalho estragou e não teve conserto, nem tínhamos verba para comprar outro e tive que apelar para o famoso "Plano B": usar a cãmera de meu smartphone para fazer fotografias de documentos, textos e outros dados, em um scanner de mão improvisado pela necessidade, mais do que pela criatividade e originalidade do mesmo.
Sempre digo que às vezes, entre o ideal e o possível, temos que saber lidar com as possibilidades que temos, nos reinventando e reinventando outras funções para nossos equipamentos.
Uma orquestra sinfônica de máquinas fotográficas ou uma câmera de smartphone utilizada como se fosse scanner são pequenas amostras de que podemos ampliar conceitos e funções, além do que previamente é determinado.
Muitas vezes condições ideias não permitem que estas outras possibilidades (criativas, inovadoras e originais) surjam.
Um pequeno vídeo para uma ampla reflexão sobre arte, cultura, tecnologia, educação e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário