quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pela valorização do professor: Um papo reto sobre o trabalho docente




O vídeo acima, Pela valorização do professor - um papo reto sobre o trabalho docente, descobri nas redes sociais e trata-se de outro ótimo material produzido pelo prof. Prof. André Azevedo da Fonseca, educador de Londrina, PR, Brasil, que a partir da obra do grande educador brasileiro é um interessante projeto de divulgar o pensamento frereano, através de pequenos vídeos didáticos.
Um vídeo destaca que "a luta permanente dos professores por condições de trabalho que dignifiquem a profissão!".
O professor propõe uma reflexão crítica: "Os pais não têm tempo para as crianças e exigem que os professores assumam toda a responsabilidade pela educação de seus filhos. Professores de escolas particulares são orientados a tratar pais e alunos como clientes. E clientes sempre têm razão. Mas os pais e alunos não se veem apenas consumidores, eles se sentem patrões dos professores. E cobram metas e resultados como um gerente de loja de departamento".
O bom professor é aquele que inova, mesmo que pela simplicidade, sem precisar adotar processos repetitivos, antiquados e mecânicas, pois através de didática e metodologia adequadas, promove a interação com o alunado em colaboração. E o Euca Tube tem divulgado diversos educadores asism, que servem de referência a seus alunos e colegas.
No canal do You Tube Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, é possível assistir também a outros vídeos produzidos pelo prof. André sobre a cada vez mais contemporânea obra de Paulo Freire.

O Educa Tube Brasil recomenda também o portal educacional do Prof. André, no link abaixo:

Prof. André Azevedo da Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário