sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Poder da Empatia: A conexão com o outro




O vídeo acima O Poder da Empatia, foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de um divertido curta-metragem de animação de Katy Davis, com produção da AKA Gobblynne.
Muito interessante a distinção feita entre simpatia e empatia, que requer uma conexão com o outro.
Vemos muitos pessoas que tem a simpatia, mas não a empatia com nosos projetos d etrabalho e de vida.
Da mesma forma, existem educadores que conseguem uma empatia (conexão) para seus projetos, seja com outros colegas e alunos. Há que se taer mais empatia do que simpatia, de fato, para angariar o interesse dos alunos. E essa empatia, muitas vezes, pode ser obtida através de projetos e ideias simples e inovadoras.
O educador do século XXI precisa ser um arte e mídia educador, e para isso, precisa angariar, não a simpatia do aluno, usando vídeos, músicas, filmes etc, de forma recretativa, mas a empatia para estes recursos dentro de um foco educacional, que dê significado a sua prática escolar, colocando-se literalmente do lado do outro, conhecendo o outro, observando, interagindo...
Nem paizão nem sargentão, o educador do futuro precisa ser aquele que sabe se comunicar de uma forma objetiva, direta e significativa, percebendo as possibilidades de interação com outros colegas em atividades inter e multidisciplinares, usando temas transversais, propondo autoavaliações dos alunos.
E essa conexão que a empatia proporciona, deve ser pensada no espaço tradicional ou no ambiente virtual, mas também na comunidade em geral. Diversos educadores têm mostrado a outros formas simples e eficientes de interação e este blog sempre divulga tais manifestações, em que são usadas as mais variadas formas de conectar-se ao outro, seja pela música, dança, esportes, teatro, meio ambiente, cinema, informática etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário