sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Manuel Castells e a obsolescência da educação e na sociedade




O vídeo acima A obsolescência da educação, descobri nas redes sociais e trata-se de fragmento de entrevista de Manuel Castells, sociólogo espanhol, ao Fronteiras do Pensamento (2013), em que "analisa o sistema de ensino contemporâneo na era da rede. De acordo com Castells, além de informar, a escola sempre interpretou outro papel: transmitir os valores dominantes e as formas de poder - as normas que as crianças precisarão aprender para viver em sociedade. Porém, argumenta, a obsolescência destes papeis nunca foi tão grande. Primeiramente, porque 80% da informação mundial está contida na Internet. Segundo, porque as instituições de ensino estão preparando "objetos submissos", que não podem ultrapassar o conhecimento do professor, que não deve ser desafiado, algo visto na proibição do uso da web nas salas de aula. Ou seja, as relações verticais de poder seguem perpetuadas e a interação e a construção conjunta do conhecimento seguem negadas".
Uma ótima fala de Castells que me remeteu imediatamente ao videoclipe The Wall, da banda Pink Floyd, em sua ácida visão sobre a escola tradicional, e suas formas de poder, vide abaixo:



Entrevista e videoclipe para refletir sobre a obsolescência da educação e do modelo calcado na trasmissão de informação, quando esta de fato está a disposição do alunom cabendo ao educador ser esse mediador, organizador e transformação da informação em conhecimento, em atividade menos mecânicas e mais significativas, utilizando metodologias e didáticas que favoreçam a interação, em que as tecnologias, mídias e redes sociais, vistas e utilizadas em um contexto de trocas de experiências, divulgação de projetos e atividades, canal de comunicação com a sociedade.
Como resslata Castells, a partir de dados que toda a informação do mundo, cerca de 90% digitalizada e 80% na internet, e que cabe ao professor e escola estabelecerem critérios de acesso e utilização.
O termo obsolescência, normalmente é utilizado aos equipamentos que em pouco tempo, de atuais, já estão ultrapassados, e de cobicação como sonho de consumo, logo já tornam-se lixo eletrônico ou peças de museu.
Entretanto, cabe aos educadores e à própria educação buscarem formas de não tornarem-se também obsoletos, ultrapassados, passíveis de substituição por máquinas, ou tornarem-se seres autômatos, meros reprodutores de conteúdo pré-estabelecido, padronizado, sem lçevar em conta a realidade local.
Para ampliar o conceito de obsolescência, indico abaixo, postagem do Educa Tube Brasil:

Obsolescência Programada e a Sociedade de Consumo (documentário: Comprar, jogar fora, comprar)

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