domingo, 9 de agosto de 2015

Sala de aula Intergeracional de escola pública canadense reúne crianças e idosos para aprenderem juntos




O vídeo acima iGen Classroom at Sherbrooke Community Centre sobre interessante projeto de escola pública canadense de "Escrita Intergeracional" reunidno crianças e idosos, descobri visitando o portal RAZÕES PARA ACREDITAR, um site que mostra o que chamo "o lado B (de Bom) da Vida", com exemplos simples e inovadores, situações nem sempre destacadas pela grande mídia.
O programa iGen, desenvolvido pela Saskatoon Public Schools, trata-se de uma experiência inovadora de reunir em sala de aula jovens e adultos, unindo de segunda à sexta a sabedoria dos mais velhos com a alegria, o imaginário, o sonho das crianças e jovens.
Conforme dados do portal RPA: "A sala de aula intergeracional foi lançada no Centro Comunitário de Sherbrooke, em Saskatoon, em setembro de 2014" e faz parte de um projeto de escrita intergeracional.
Com o segue a matéria: "As lições são recíprocas, com os residentes aprendendo sobre a tecnologia e o ritmo rápido de crianças do século 21. Celulares, iPads e computadores estão em sala de aula, e dois estudantes passam parte da manhã ensinando um residente como jogar um jogo online". E o mais interessante que "Além do currículo, os alunos aprendem empatia, compaixão, comunicação e as lições gerais de vida"; tendo como "os princípios básicos: leitura, escrita e aritmética, assim como nos velhos tempos".
De acordo com Patrícia Roe, porta-voz da Sherbrooke: “Essas crianças trazem tanta energia e vida e emoção aos idosos aqui” e o atendimento e serviço prestado no Centro Comunitário de Sherbrooke baseia-se na filosofia Eden Alternativa, "que tenta combater as pragas de cuidados de longa duração: a solidão, desamparo e tédio"; inclusive, "Trazendo plantas e animais para o ambiente foram os primeiros passos".
O Educa Tube Brasil, observando o vídeo acima, percebeu algumas questões relevantes a destacar também: "Arte, jogos, música, desenho, informática, contação de histórias, horta, meio ambiente, pintura, literatura e matemática em atividades conjuntas, algumas atividades individualizadas, outras inegradas usando uma máquina pro aluno ou uma máquina para diversos alunos (o que favorece a maior interação e colaboração)", que fazem parte do cotidiano da Saskatoon Public Schools, são questões que este blog educacional vem incentivando e divulgando desde a sua criação em 2009, através de diversas postagens sobre escolas, projetos e educadores que são inovadores, ainda que de forma simples, permitindo com isso a continuidade de suas ações, até pelo fato que escolas, públicas ou provadas, nacionais ou estrangeiras, quando reproduzem a realidade local tornam-se universais para outros educadores, alunos e escolas.
O que a escola pública do Canadá desenvolve de inovador é unir esses saberes entre gerações, não apenas em projetos estanques, mas numa filosofia escolar da instituição. E isso deve ser refletido, divulgado e adaptado ao cotidiano escolar.
Parece-me que a Escola da Ponte, do educador José Pacheco, de Portugal, também une alunos de diversas faixas etárias e séries, aprendendo em conjunto, mas a escola canadense amplia essa interação, com a participação dos adultos, com sua experiência de vida e a valorização dos idosos. Um bom exemplo que pode ser melhor conhecido, visitando o portal da escola, link logo a seguir:

Saskatoon Public Schools - Home Page

Nenhum comentário:

Postar um comentário