sábado, 1 de agosto de 2015

Como podemos aprender melhor? A aprendizagem por tentativa e erro (Neurociências e educação)




O vídeo acima Como podemos aprender melhor?, descobri via Twitter da colega e amiga Andrea Barreto, educadora do Rio de Janeiro, Rj, Brasil e editora do blog Dicas de Ciências.
O referido vídeo trata-se de parte da entrevista com a "neurocientista Suzana Herculano-Houzel [que] participou do programa Roda Viva da TV CULTURA (25/03/2013). Dentre os assuntos discutidos estiveram o aprendizado, como a motivação é capaz de influenciar esse processo e quais são as contribuições das neurociências para essas e outras questões da atualidade".
A fala de Suzana vem ao encontro do que o Educa Tube tem destacado em algumas postagem, sobre a importância do erro na aprendizagem, desta feita, nada intuitivo e experimental, mas com suporte de uma especialista na Neurociências e de suas possibilidades na Educação.
A neoricientista Suzana Houzel destaca ainda "a importância da motivação como um dos motores para o aprendizado", também uma das linhas deste blo de divulgar o trabalho de diversos educadores como motivação a outros educadores, a partir de projetos, atividades e recursos diversos utilizados na educação.
Sua fala destaca também a importância da "aplicação prática do conhecimento e de como aprender melhor"; além da experiencia e da prática, há que se dispor de métodos adequados, não há como padronizar o método, pois cada grupo requer uma abordagem única. Para ela, há que se motivar alunos e professores; que os cientistas e professores são mal remunerados, mas tem uma motivação enorme. Os professores querem se atualizar, às vezes arcando com o próprio custo de um curso de capacitação, mas falta certo reconhecimento dos governos, em todos os níveis.
Um pequeno vídeo para um amplo debate sobre questões estuturais da própria educação.
O Educa Tube Brasil recomenda o blog Neuro Educa e o canal de vídeos Neurociências e Educação, link's logo abaixo:
NEURO EDUCA

NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário