domingo, 2 de agosto de 2015

O Lego da Vida e os padrões de modularidade na natureza (Teoria em Construção)


O lego da vidaPesquisadores testam teoria da evolução para entender como surgem os módulos que constituem os vertebrados.

Posted by Pesquisa Fapesp on Quarta, 22 de julho de 2015


O vídeo acima Teoria em Cosntrução: O Lego da Vida, foi indicação via Facebook da colega e amiga Andrea Barreto, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editora do blog Dicas de Ciências.
Trata-se de breve vídeo com Fapesp, Gabriel Marroig, professor do Instituto de Biociências da USP e Diego Melo, doutorando no mesmo instituto, dois "Pesquisadores [que] testam teoria da evolução para entender como surgem os módulos que constituem os vertebrados".
Mais que isso, os pesquisadores tratam dos "padrões de modularidade que existe na natureza", pois bem destaca Marroig, do potno de vista da ciência semrpe é bom começar "do mais simples para o mais complicado", mais complexo.
Do ponto de vista da educação, em geral, tal princípio é idêntico, e o educador deve saber lidar com estes padrões de modularidade que existem no processo de ensino-aprendizagem, levando em conta o método intuitivo com o experimental, o teórico com o prático.
Pensando intuitivamente e posteriormente adaptando uma teoria como suporte ao fazer pedagógico foi que em 2013, justamente usando o conceito de "modularidade na literatura", evidentemente noutra área do conhecimento e igualmente, também intuitivamente buscando do "simples ao mais complexo", que o educador e escritor José Antonio Klaes Roig, editor do blog Educa Tube Brasil, observando seu filho de 8 anos de idade, à época, que criou a oficina de criação literária, denominada LEGO POEMA, conforme link abaixo:

Lego Poema ou Poesia em Blocos: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário