segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Diversidade racial: menino Gustavo, de 11 anos, fala sobre poesia e preconceito




O vídeo acima, Diversidade racial, trata de entrevista do menino Gustavo Gomes Silva dos Santos, de 11 anos, quando falou ao Repórter Brasil, da TV Brasil, sobre a discriminação contra negros, comentando também sobre preconceito e poesia.
Um menino articulado, fruto das leituras desde menino, estimulado pela mãe.
Gustavo diz que "o mundo seria bem melhor se cada um respeitasse o outro". Um pequeno poeta e leitor, que adquiriu intimidade com as palavras, a partir das leituras estimuladas pelos pais.
Vítima de preconceito, segundo ele, "por ser esperto", por parte de algumas professores que o isolavam da turma por incomodar e atrapalhar o restante da turma, respondendo tudo. Quem já passou por situação semelhante, sabe o quanto existe a escola e professores progressistas, convivendo no mesmo espaço com uma escola conservadoras e professores que não se sentem á vontade com alunos considerados espertos ou acima da média.
Professores estanques, impedem o crescimento crítico de alunos diferenciados. Sorte que existem professores motivadores na trajetória de alunos como Gustavo, estimulando-os, valorizando-os, frente ao preconceito que nada mais é o desconhecimento.
Gustavo tem uma curiosa opinião sobre o preconceito: "A pessoa preconceituosa estava evoluindo e parou, retornando ao passado".
Estimulado pelas falas da tia, Gustavo pretende ser psicólogo e escritor.
Como dizia Paulo Freire: "A leitura de mundo antecede a leitura da palavra". E a leitura da palavra amplia horizontes, diz o editor deste blog educacional.
Para conhecer mais o menino Gustavo, vejam abaixo a entrevista original dada à TVT, quando na época tinha 10 anos, e que o tornou conhecido nas mídias e redes sociais, falando sobre a importância da cultura afro-brasileira no combate ao preconceito racial:



Nenhum comentário:

Postar um comentário