sábado, 3 de outubro de 2015

É preciso aprender a ficar submerso, por algum tempo (Poesia, esporte e filosofia)




O vídeo acima, É preciso aprender a ficar submerso, encontrei na internet e "é baseado no poema 'O dia em que gottfried been pegou onda' do escritor Alberto Pucheu, aliás o próprio Alberto fez a narração do vídeo durante a produção do filme 'A Vaga'".
Um ótimo material para discutir as relações entre arte (poesia, literatura, cinema), esporte (surf) e filosofia, que é fragmento do documentário A VAGA, disponibilizado em duas partes ao final desta postagem.
A metáfora do surf se presta à filosofia do cotidiano e à poesia de todos os dias.
Neste vídeo, produzido por Danielle Fonseca, segundo ela própria: "a criança ou o devir-criança tenta aprender a surfar e sem saber que está sendo filmada, me faz refletir a respeito de arte, vida, literatura e filosofia. Aprender a ficar submerso por algum tempo é tanto para o surf quanto para as artes e, porque não, para a vida, um ato de co-habitar um território de reflexão, de transição, de enfrentamento".
Abaixo, as duas partes do filme A Vaga, de Danielle Fonseca, que encontrei no You Tube:



Conforme apresentação no You Tube: "Primeira parte do média metragem (35') dirigido pela artista visual Danielle Fonseca que aborda a relação entre a filosofia e o surfe e a arte. Baseado em textos dos filósofos Gilles Deleuze e Daniel Lins o filme A Vaga foi resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do Instituto de Artes do Pará (2010) e tem participações especiais como do músico e compositor João Donato (AC/RJ), dos escritores Alberto Pucheu (RJ) e Felipe Stefani (SP), do filósofo Charles Feitosa RJ), da Monja Isshin (RS), dos surfistas Rico de Souza (RJ) e Alex Cavalcante (PA) e do surfista e filósofo francês Gibus de Soultrait que trocou cartas com Deleuze. O Surf mora na filosofia".



De acordo com apresentação no You Tube: "Segunda e última parte do média metragem (35') dirigido pela artista visual Danielle Fonseca que aborda a relação entre a filosofia e o surfe e a arte. Baseado em textos dos filósofos Gilles Deleuze e Daniel Lins o filme 'A Vaga' foi resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação do Instituto de Artes do Pará (2010) e tem participações especiais como do músico e compositor João Donato (AC/RJ), dos escritores Alberto Pucheu (RJ) e Felipe Stefani (SP), do filósofo Charles Feitosa RJ), da Monja Isshin (RS), dos surfistas Rico de Souza (RJ) e Alex Cavalcante (PA) e do surfista e filósofo francês Gibus de Soultrait que trocou cartas com Deleuze. A co-direção é de Keyla Sobral e a edição de Danielle, Keyla e Lucas Gouvêa. O Surf mora na filosofia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário