sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hang Son Doong: Drone explora a caverna mais profunda do mundo


Hang Son Doong from Ryan Deboodt on Vimeo.


O vídeo acima Hang Son Doong, encontrei nas redes sociais, através do portal Mistérios do Mundo, e trata-se de uma experiência fantástica, de enviar um drone para explorar o interior da caverna mais profunda do mundo (título do vídeo), localizada no Vietnã, que possui em seu interior todo um incrível ecossistema com florestas e rios, que me lembrou imediatamente o livro de Júlio Verne "Viagem ao Centro da Terra", em que exploradores encontram um mundo perdido em seu interior.
O vídeo feito por uma câmera GoPro conectada a um drone, com imagens feitas pelo fotógrafo de viagens Rayn Deboodt, comprova que pode haver vida em locais inimagináveis, como uma caverna perdida gigantesca, descoberta em 1991, mas que só foi explorada em 2009, por cientistas da Associação de Pesquisas de Cavernas Britânica.
Conforme o portal Mistérios do Mundo: "O que eles descobriram foi que a caverna de calcário era muito maior do que o esperado. Tão grande, de fato, que é a maior caverna conhecida no mundo, cuja maior câmara possui 5 km de comprimento, 200 metros de altura e 150 metros de largura. A caverna também contém alguns dos mais altos estalagmites conhecidos no mundo, que tem até 70 m de altura. Isso é como um edifício de 20 andares!"
Este imenso mundo subterrâneo lembra-me teorias extravagantes como da Terra Oca, que supostamente poderia haver um sol interior iluminando uma duplicada do mundo exterior. Teorias e ficções à parte, é impressionante observar pelas imagens do drone, florestas, colinas, falésias, rios e cumes de pedra, dentro de uma caverna gigantesca.
Como destaca Mistérios do Mundo: "Olhe atentamente e você pode ver as pessoas explorando a selva e afloramentos rochosos da caverna, criando uma proporção surreal entre o tamanho das pessoas e o da caverna (...) A caverna tem até seu próprio sistema climático, e você pode ver a neblina subindo a partir das florestas na filmagem. Nós não vemos quaisquer vestígios de nuvens sólidas neste vídeo, mas um menor sistema de cavernas Er Wang Dong, no sudoeste da China, tem seu próprio sistema climático, e nós imaginamos que Son Doong é bastante similar".
Algo que lembra seriado antigo de TV Terra de Gigantes. E é um rico material para tratar de biologia, meio ambiente, ciências em geral e educação ambiental, em especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário