terça-feira, 13 de outubro de 2015

CineMagine: Projeto que busca levar a experiência do cinema aos deficientes visuais




O vídeo acima, é do CineMagine, que descobri no MSN Notícias, e trata-se de projeto que busca levar experiência do cinema aos deficientes visuais, em algumas capitais brasileiras.
Conforme o MSN Notícias: "Utilizando a tecnologia 4DX, o projeto estimula os outros sentidos dos espectadores com assentos vibratórios, água borrifada, áudio cristalino e rajadas de vento"; elementos dos cinemas 4, 5 e 6D, direcionados a videntes, mas adaptados a pessoas cegas.
Em princípio, são duas histórias, "Um Pato no País das Maluquices" e "A Corrida dos Cangurus", que precisaram dessa adaptação da gravação e sincronização entre o áudio e os efeitos disponibilizados ao público diferenciado.
Mais um exemplo de uso da tecnologia com enfoque assistivo, inclusivo e social, para levar a todos os públicos a magia do cinema.
E o mais interessante é que os deficientes visuais tem entrada franca "e toda a renda é revertida para instituições que ajudam a causa".
É como a experiência da leitura de um livro, em que o leitor precisa imaginar cenários, personagens, vestuário, etc, só que desta feita, com sensações táteis e narrativa auditiva. Uma leitura em voz alta, especialíssima para incentivar a imaginação.
Por enquanto, a iniciativa da Rede Cinépolis, com apoio da agência Mirum, passou por Fortaleza, Brasília e Curitiba.
Para maiores informações, visitem a página do projeto no Facebook, no link abaixo:



CineMagine - Página no Facebook

Em tempo: Posterior a esta postagem, lembrei de outra com tema similar, que inspirou o filme VERMELHO COMO O CÉU, que conta a história real de um menino que fica cego, e internado em uma escola religiosa para cegos, acaba criando histórias sonoras com seus colegas também cegos, e tornando-se posteriormente um dos maiores sonoplastas do premiadíssimo cinema italiano. Vejam link para a referida postagem, a seguir:

VERMELHO COMO O CÉU - CINEMA E EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário