quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Como Ensinar Crianças a Pensar, por Jacque Fresco




O vídeo acima Como Ensinar Crianças a Pensar, foi indicação via Facebook da colega e amiga Elisabete Pereira, educadora de Viamão, RS, Brasil e trata-se de fragmento de entrevista de Jacque Fresco, que visa estimular a criatividade nas crianças, começando pelo exemplo dos pais aos filhos, estimulando-os a pensar o mundo, a vida e as coisas no cotidiano.
Fresco reflete sobre a importância de incentivar a iniciativa nas crianças e não apenas oferecer a elas as coisas já prontas, algo que precisa ser pensado na educação, de que o conhecimento deve ser construído em conjunto, entre professores e alunos.
Há que se promover a aprendizagem por experimentação, erro, descobertas, algo que me faz pensar na educação 3D, neste sentido de estimular os 5 sentidos do aluno, pelo manuseio, visão, e demais sensações possíveis, dependendo da atividade. 3 D, de Dialogar, Dividir dúvidas e certas e Disponibilizar aos demais colegas, não só da turma, como doutras turmas, em toda escola, e até além dela, através de blogs, páginas em redes sociais, exposições abertas à comunidade escolar.
Observando as crianças, vemos que elas agem usando a lógica e praticidade que os adultos, por conta das convenções sociais, muitas vezes esquecem.
Pensar a prática educacional, a partir da resolução de desafios, como acontece no imaginário infanto-juvenil, hoje em dia, muito ligado aos games, sejam eles digitais ou não, é um dos inúmeros caminhos e possibilidades educacionais.
Dar responsabilidades às crianças para gerir seus próprios afazeres, diz Fresco, referindo-se ao futuro, já é uma realidade em muitas escolas que compartilham seus projetos no mundo digital. E, por fim, ele finaliza com uma frase que serve para abrir um amplo debate sobre educação: "Razão e lógica não mudam as pessoas. O que muda as pessoas é a tua habilidade de chegar a elas nos seus próprios termos".
Algo que vem ao encontro do que o Educa Tube Brasil tem destacado em diversas postagens: A necessidade de conhecermos o mundo do aluno, para com base nisso, estabelecer estratégias de interação.
O Educa Tube Brasil recomenda também palestra de Jacque Fresco, dada no Nichols College, link abaixo:

O que o Futuro Nos Reserva - Jacque Fresco no Nichols College

Nenhum comentário:

Postar um comentário