quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Confiança na palma da mão: Pequena reflexão ambiental e educacional


Confiança na palma da mão

Que coisa mais linda, meu Deus....esse tipo de vídeo me emociona.Olhem a confiança deste pássaro, que toma banho nas mãos de seu dono, na Alemanha.Encantador!

Posted by Oceander Veschi on Quinta, 23 de julho de 2015

O vídeo acima, Confiança na palma da mão, encontrei na linha do tempo Facebook do colega José Henrique Freitas, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e trata-se daqueles instantes mágicos capturados por uma câmera e que ficam eternizados. Um jovem na Alemanha consegue a confiança de um pássaro, fora de qualquer gaiola, que não apenas pousa em seu braço, como toma um banho refrescante no pequeno lago na palma de sua mão.
Mais que uma imagem poética e de respeito aos animais e à natureza, tomo a liberdade de reproduzir o texto que acompanha o vídeo na rede social, pois fala de CONFIANÇA: "Os pássaros estão entre os seres vivos que possuem amígdalas do sistema nervoso superativas; sem elas, seriam facilmente predados. Sua memória do medo as salva por reações intempestivas e imediatas. Como esse homem conseguiu essa confiança, sem ameaçar esse pássaro? Acolhimento, acolhimento, acolhimento... dando certeza ao pássaro que não seria predado. Vale ver, cientes de que nossos educandos necessitam de confiar no nosso acolhimento e guiança para o sucesso de suas aprendizagens e seu desenvolvimento".
De fato, como educadores, sejamos pais ou professores, precisamos conquistar, primeiro, a confiança do aluno e filho, tendo a consciência que somos para eles um espelho, alguns superficiais como os de aço, outros como as águas claras, cristalinas e profundamente acolhedoras, como o vídeo em questão.
Para que o outro se inclua no nosso mundo, seja um pássaro ou uma criança, há que se permita que o outro se inclua no nosso. E a tolerância ao diverso e a convivência pacífica entre as espécies é possível, se desarmados os espíritos...
Um belo vídeo para uma atividade sobre meio ambiente, educação ambiental, aula de biologia, ou uma pequena reflexão nas águas profundas que podem caber na palma de nossa mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário