sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Guardiões da Chama: A melhor escola é a que permite escolhas


Guardiões da chama - legendado

"Educação não é encher um balde, mas acender uma chama." - William Butler Yeats"Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes." - Gabriel Chalita

Posted by Biblioteca Virtual da Antroposofia on Segunda, 28 de setembro de 2015


O vídeo acima Guardiões da Chama, descobri na linha do tempo do Facebook da colega e amiga Suely Aymone, de Uruguaiana, RS, Brasil e editora do blog Ufa! Bloguei!
Trata-se de curta-metragem de animação (2013), com fins educacionais, contada em tom de fábula, com a mensagem de que toda criança já nasce com uma chama interior; uma luz interior que estimula a curiosidade e a aprendizagem, e que em certos momentos essa chama é desafiada pelas circunstâncias, enfraquecendo e em alguns até apagando. E neste contexto, cabe ao educador manter viva essa chama, que o próprio professor muitas vezes mantém intacta dentro de si, quando dá vazão a sua porção criança e aprendiz.
Como destacada no vídeo, a citação do escritor William Butler Yeats:"Educação não é encher um balde, mas acender uma chama".
O curta demonstra que não só o professor, mas a família são também esses guardiões da chama dentro das crianças, e que a chama do aprendizado é o que mantém todos unidos e iluminados.
Professores dedicados e talentosos são os verdadeiros farois para manter a chama, a luz acessa em seus alunos e na sociedade.
Conhecimento, investigação, ciências e arte são estas chamas que os guardiões precisam manter vivas no coração de cada aluno, independente da idade e do nível de ensino.
E finaliza a animação com uma questão fundamental: Para melhoramos nossas escolas precisamos ouvir nossos professores, as vozes que protegem a chama dos alunos, aqueles que fazem um trabalho diferenciado, valorizando o talento de cada um e promovendo a interação e integração de saberes.
E como o editor do Educa Tube Brasil destacou no subtítulo da postagem: "A melhor escola é a que permite escolhas", pois educar é permitir essas trocas, a escolha, tanto por parte de professores como seus alunos. Que permita o debate, as trocas, a socialização das descobertas, atividades integradoras entre turmas e outras escolas etc.
A melhor escola é a que permite escolhas, a melhor escolha é a escola que mantém acesa a chama da aprendizagem que gere conhecimento mútuo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário