sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Alfabetização Midiática: Somos todos emissores e podemos produzir conteúdos




O vídeo acima, Alfabetización mediática, fala de Carmen Campos, conselheira técnica do Ministério da Educação da Espanha, que mostra as novas formas de alfabetização midiática, e da mudança de comportamento, nos últimos 15 anos, das sociedades com poucos emissores e muitos receptores para uma sociedade em que todos são emissores, todos podem produzir conteúdo. Que através de uma alfabetização midiática, mais ampla que a alfabetização digital (do manuseio das tecnologias), pensando na produção de material entre professores e alunos.
Carmen fala da necessidade de todos, alunos e professores, adotarem uma identidade digital, no tocante a essa emissão e recepção de conteúdos, apresentando as competências digitais, destacadas por Jenkins:
- Jogo, representação, simulação, apropriação, multitarefa, pensamento distribuído, inteligência coletiva, juízo e critério, navegação transmidiática, trabalho em rede e negociação.
Qual são as que praticamos de forma cotidiana no contexto escolar?
O vídeo é uma iniciativa do portal Leer.es, que é uma iniciativa do Centro Nacional de Inovação e Investigação Educativa do Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha.
Abaixo, link para o canal de vídeos do Leer.es:

LEER.ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário