terça-feira, 6 de outubro de 2015

A Ponte: Curta-metragem de animação para transposição dos desafios da educação




O vídeo acima, Bridge (Ponte), descobri no You Tube, no canal de vídeos Max Estratégias Humanas e tem como temas: Concorrência, Competição e Bom relacionamento.
Entretanto, o Educa Tube Brasil adapta o referido à reflexão educacional, sobre os desafios de educadores e educandos, em pleno século XXI, cada qual ainda de um lado da margem, necessitando atravessar a ponte para conhecer um ao mundo do outro.
Creio que mesmo com a adoção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), das mídias e redes sociais, da multimídia e outros recursos tecnológicos eletrônicos nas escolas, ainda estamos, tanto como educadores como educandos, no meio dessa travessia, e como bem ilustra o vídeo acima, com o impasse de quem deve ceder a quem a passagem, quando na verdade, ambos deveriam ser anfitriões, um no mundo do outro: o educador, seja pai ou professor, convidando seu aluno e/ou filho a conhecer um pouco da margem e do tempo em que viveu, quando jovem e hoje adulto, e os jovens da atualidade, mostrando um pouco das possibilidades deste "Admirável Mundo Novo" das inovações tecnológicas.
Deste diálogo entre gerações, superado esse choque inicial, essa ponte pode ser de livre trânsito a ambos, contribuindo para estratégias mais eficientes de interação na família, na escola e na sociedade.
Um bom material para abrir um debate entre pais e professores, professores e gestores escolares, gestores escolares e gestores públicos, pais e filhos, professores e alunos, enfim, toda a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário