quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Contações de "Histórias de porta em porta": projeto de intervenção urbana e rural



O vídeo acima Histórias de porta em porta, descobri via Twitter da colega e amiga Christiane Angelotti, editora de livros de São Paulo (SP), Brasil e publisher do portal Para Educar.
O referido vídeo trata-se de projeto idealizado por Luciano Pontes um contador de histórias que percorre de porta em porta s as casas, o bairro, a cidade e o estado de Pernambuco, acompanhado do flautista Gustavo Vilar para suas contações de histórias, relembrando o que os grandes contadores de histórias, os trovadores na era medieval faziam, resgatando a sabedoria popular, pelas histórias, o canto e a brincadeira...
Em tempos virtuais da Idade Mídia, resgatar a oralidade da Idade Média, da contação de histórias, dos jograis e outras manifestações artísticas e culturais é essencial, justamente para não perdermos nossa memória, história e a própria humanidade. Usar o lúdico para percorrer os caminhos, atingindo de porta em porta a crianças, jovens, adultos e idosos é um projeto relevante que merece ser destacado, pois trabalha com memória e esquecimento, o particular e o universal educação e sociedade.
Fico imaginando um projeto que percorra uma escola, de porta em porta de sala de aula, fazendo essa contação de histórias de professores contando histórias de quando eram alunos para os seus alunos, de alunos pedindo aos pais para contarem suas histórias de quando alunos e reunir tudo isso em pequenos vídeos e editar em forma de um documentário.
br />

Nenhum comentário:

Postar um comentário