domingo, 13 de novembro de 2016

“Menina Bonita do Laço de Fita”: curta-metragem de animação para abordar o não-preconceito




O vídeo acima “Menina Bonita do Laço de Fita” é um curta-metragem de animação adaptado de obra homônima de Ana Maria Machado, com produção da Oger Sepol Produções e a direção de Diego Lopes e Claudio Bitencourt, e foi indicação via Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e editora do blog Arte na Prática.
A Oger Sepol é uma produtora de conteúdo audiovisual sediada em Curitiba (PR).
Segundo a apresentação do vídeo no You Tube:
"O filme aborda o aspecto racial e o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Para isso, conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados".
De acordo com o portal Dhaena:
"É muito interessante inserirmos ensinamentos e valores que preconizem a igualdade entre todos os seres humano. A Lei 10.639/03 que obriga o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira visando subsidiar o currículo de Educação Infantil, por esse motivo, os professores dos anos iniciais precisam ser transmissores desses ensinamentos e valores.
Sobre diversidade cultural, Santos (1987, p. 16) diz:

'É importante considerar a diversidade cultural interna à nossa sociedade; isso é de fato essencial para compreendermos melhor o país em que vivemos. Mesmo porque essa diversidade não é só feita de idéias; ela está também relacionada com as maneiras de atuar na vida social, é um elemento que faz parte das relações sociais no país. A diversidade também se constitui de maneiras diferentes de viver, cujas razões podem ser estudadas, contribuindo dessa forma para eliminar preconceitos e perseguições de que são vítimas grupos e categorias de pessoas'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário