sábado, 12 de novembro de 2016

Sonho: animação em que animais cantam "Os Miseráveis" enquanto encaram a própria extinção




O vídeo acima Dream (Sonho), descobri na rede social através do portal B9 (Brainstorm9) e trata-se de "poderosa animação [brasileira] criada para o Wildlife Conservation Film Festival – que será realizado em Nova York de 17 a 23 de outubro – só prova que tudo segue seu caminho natural, até que o homem, sempre ele, resolve se meter onde não é chamado. Animais ameaçados, na savana, no mar e no ártico, cantam 'I Dreamed a Dream', do musical 'Os Miseráveis', [inspirado na obra homônima do escritor francês Victor Hugo] enquanto testemunham os faróis de veículos e navios se confundirem com os olhos humanos".
Um delicada, comovente e avassalador curta-metragem de animação que une arte e cultura, música e literatura, história e sociedade. E que se presta a diversas utilizações no ambiente escolar, em atividades integradas unindo professores de artes, história, geografia, ciências, filosofia, sociologia, etc.
Recomendo o uso de fragmentos do livro "Os Miseráveis", de Victor Hugo, para contextualizar a obra e a música utilizada na animação.
Como certa vez comentei nas redes sociais: Existem pessoas humanas, pessoas não-humanas (os animais) e desumanas (aquelas que nãos e apiedam do seu semelhante nem dos demais seres vivos do planeta).
O vídeo em questão é um precioso material para tratar de memória, história, meio ambiente, consciência social e educação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário