domingo, 20 de janeiro de 2019

O Patinho Feio 2.0 ou "Onde a magia se torna realidade": comercial que emocionante a partir do imaginário infantil




O vídeo acima Disneyland Paris - The little duck, descobri no Twitter da amiga Christiane Angelotti, editora do site educativo Para Educar e editora de livros de Literatura Infantojuvenil, Educação e Comunicação.
Trata-se de um comercial da Disneyland Paris que lembra uma revisitação à fabula do Patinho Feio, versão 2.0, pois mostra justamente um filhote de pato lendo uma revista de história em quadrinhos do Pato Donald que encontrou pelo caminho, se afeiçoando às ilustrações até que seguindo sua mãe e demais pássaros em voo, chega a cidade luz e encontra-se com a personagem diante do parque de diversões.
Um vídeo que trabalha com o imaginário infantil e que finaliza com a frase: "Onde a magia se torna realidade".
Trabalhar com contos, tanto na versão impressa como digital, é uma ótima opção aos contadores de histórias, pois é justamente a imaginação que nos difere das máquinas. Incentivar o exercício da fabulação pelas crianças do recontar histórias a partir da própria percepção do alunado, melhor ainda, valendo-se de livros, vídeos, revistas, HQs e muito mais.
Eu, particularmente, aprendi muitas coisas através das HQs que li na infância e adolescência. Um exemplo disso é que jamais esqueci que "o sol nasce no Leste e morre no Oeste", noção geográfica que agradeço a uma história do Mickey. E não se trata apenas de aprendizagem.
As melhores viagens são aquelas feitas pela imaginação, criando cenários, vestuário, personagens e tudo mais. E o primeiro passo para que pequenos leitores (de livros, vídeos e imagens) se tornem um dia bons escritores, não apenas no sentido de produtores de literatura, mas de alunos que possam ser criativos, sabendo organizar ideias, com sequência lógica, criatividade e originalidade. A arte e a cultura são linguagens universais que se prestam a esse propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário