domingo, 27 de janeiro de 2019

Meme de Skate + Ventilador = Veículo movido à energia eólica (humor, criatividade e inovação)




O vídeo acima Meme de Skate + Ventilador = Veículo movido a energia eólica (humor, criatividade e inovação), descobri no Twitter, sem identificação de autoria e carreguei para o YouTube para poder postar neste blog educacional como uma reflexão e provocação.
Reflexão sobre o poder da criatividade gerando inovação a partir de 2 elementos que em tese não tem ligação: um skate (equipamento esportivo) e um ventilador elétrico, mas que juntos se transformam noutro elemento: um veículo movido à energia eólica (vento), que movimenta esse novo equipamento de lá pra cá e de cá pra lá.
Um meme que de humor e uma provocação que também contém inventividade e originalidade, e que serve para debater sobre o poder da imaginação no cotidiano. Afinal, a questão não é sobre o skate e o ventilador em si, mas a junção deles em algo novo, transformador, mesmo que vise inicialmente apenas ser motivo de piada. Nem tudo nasce pronto. Muitas coisas passaram por diversas tentativas até terem um insight, se transformar em algo revelador.
Valorizar a criatividade no espaço escolar, mesmo as feitas com humor, percebendo potencialidades é um dos desafios do educador do século XXI, até pelo fato que muitos projetos escolares têm se debruçado sobre a realidade local, de aplicativos e ações coletivas. Muitos dos avanços tecnológicos desde os anos 1970 para cá têm sido capitaneados por jovens que criaram startaup's que se tornaram com o tempo empresas gigantescas do mercado da tecnologia.
Inovar, portanto, nem sempre é criar algo novo 100%, mas transformar algo já existente dando-lhe uma função diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário