sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Paris 3D: animação virtual e jornada interativa pela cidade luz, da antiguidade até a Feira Mundial de 1889




O vídeo acima 3D Animated History of Paris: Take a Visual Journey from Ancient Times to the World’s Fair of 1889 , descobri no Twitter e como o título indica, trata-se de animação virtual e jornada interativa pela cidade luz (Paris), da antiguidade até a Feira Mundial de 1889. Um vídeo deslumbrante pela reconstituição de épocas, de prédios e tudo mais.
Conforme indica o Open Culture: "Uma das cidades mais famosas do mundo começou como um aglomerado de humildes cabanas, edifícios murados e construções baixas de madeira com telhados de colmo e pastagens cercadas - o assentamento de uma tribo celta conhecida como Parisii, que começou a habitar a região, em algum momento do século 3 a.C. No primeiro século, os romanos conquistaram e estabeleceram o que se tornaria a margem esquerda, e começaram a construir uma cidade impressionante e próspera, com um fórum, templos, casas de banho e teatros.
[...]uma 'jornada interativa no tempo' que retira centenas de anos de história para revelar modelos virtuais da cidade durante os períodos acima e durante a Idade Média, a Revolução Francesa e a Feira Mundial de 1889, com a recém-construída Torre Eiffel.
O projeto exigiu o trabalho de mais de 40 pessoas, incluindo vários especialistas sobre a história de Paris, por mais de dois anos"
.
Um rico material para trabalhar conceitos sobre história, memória, arquitetura, arte, cultura etc.
Lembro-me que anos atrás, quando coordenei um Núcleo de Tecnologia Educacional que formava professores da rede pública estadual do RS no uso das TIC e Mídias na Educação, participei de atividade integrada no laboratório do NTE com professores de história e geografia, usando datashow internet e Google Earth e Maps para visitar com os alunos de 7º ano da escola estadual onde o NTE funcionava, justamente a cidade do Rio Grande e depois Paris. O professor de História destacou aspectos logicamente históricos entre as duas cidades desde a disposição das ruas, a cultura etc e a professora de Geografia, analisou aspectos geográficos. Por fim, um dos alunos nos auxiliou na elaboração de pequeno vídeo sobre esse tour.
Utilizar multimeios, não apenas digitais para explorar o conteúdo das disciplinas é uma necessidade para o educador do século XXI, principalmente se quiser abordar e visitar eras passadas...
Vejam também a Roma Antiga, de 320 a.C., nessa História em 3D, logo abaixo:





E assistam também essa animação premiada que permite que você voe até a Londres do século XVII:



Nenhum comentário:

Postar um comentário